Fiemg comemora o Dia da Indústria 2017

Como ápice das comemorações do Dia da Indústria, em 25 de maio, o setor industrial celebrou, com representantes do setor produtivo, do poder público e da sociedade, a condecoração do empresário Rubens Menin, presidente do Conselho de Administração da MRV Engenharia e Participações S/A, como Industrial do Ano 2017, e de Aguinaldo Diniz, vice-presidente da FIEMG, como Comendador do Mérito Industrial da CNI, em solenidade, no Minascentro, na capital mineira.
O evento também agraciou outros 14 empreendedores do estado com a medalha do Mérito Industrial. Durante seu discurso, o presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior, comentou que o atual cenário político e econômico do país merece atenção. “Com grave preocupação comemoramos o Dia da Indústria 2017 em um cenário que não é exatamente o que gostaríamos de ver para o Brasil. Mas por outro lado, sempre tendo orgulho e confiança no futuro do país,” salientou. Ainda segundo o líder empresarial, o setor industrial brasileiro, que no país conta com mais de 500 mil indústrias, geradoras de 10 milhões de empregos, sendo que só em Minas Gerais são mais de 64 mil empresas e mais de 1 milhão de trabalhadores, não merece ser responsabilizado pelos erros e crimes cometidos por um grupo reduzido de pessoas e organizações.
“Neste momento, de forma generalizada e absolutamente injusta, estes milhares de empresas e de empreendedores estão sendo expostos à execração pública e lançados na vala comum aberta pela Operação Lava-Jato, que, em muito boa hora, nasceu para investigar a corrupção e punir corruptos, nos setores público e privado,” disse. Machado Junior ainda ressaltou que a luta da indústria é para um país melhor para todos por meio “da força da democracia, da voz e do voto”
O industrial do ano 2017, Rubens Menin, se disse honrado pela homenagem recebida e conclamou a necessidade de união nesse momento de crise vivida pelo país. Segundo ele, não existe economia forte, sem indústria forte e que para que o Brasil retome seu rumo, três aspectos merecem atenção.
O primeiro deles é o alto índice de judicialização presente no país. “A judicialização é inimiga do crescimento. Aqui, temos, por exemplo, mais casos de justiça do trabalho do que todos os outros países do mundo somados. Isso inviabiliza qualquer esforço,”comentou. Os outros dois fatores que prejudicam o desenvolvimento brasileiro, segundo ele, são a alta carga tributária e os altos juros praticados no país.
Já o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, enfatizou que o atual momento exige trabalho e serenidade de todos. Para o atual mandatário do Governo do Estado, a saída para a situação crítica do país passa pelo trabalho de centenas de empreendedores de todos os setores, para que, por meio deles nossa sociedade consiga alcançar dias melhores.

Homenageados do Ano

–   Industrial do Ano 2017 – Rubens Menin Teixeira de Souza – Presidente do Conselho de Administração da MRV – Sócio fundador da construtora
–   Medalha da Ordem do Mérito Industrial da CNI – Aguinaldo Diniz Filho – Vice-Presidente da Fiemg
Mérito Industrial – 2017
–  Arquimedes Wagner Brandão de Oliveira – Presidente da Casa de Software S/A – Indicação: Sindicatos integrantes do setor “Elétrico / Eletrônico”
–  Clóvis Torres Júnior – Diretor Executivo de Recursos Humanos, Sustentabilidade, Integridade Corporativo e Consultoria Geral da Vale S/A – Indicação: Sindicatos integrantes do setor “Base Nacional”
– Fábio Junqueira Bressane – Proprietário da Custódio e Bressane Engenharia Ltda – Indicação: FIEMG Regional – Sul
–  Fernando de Castro Marques – Presidente da União Química Farmacêutica Nacional S/A – Indicação: Sindicatos integrantes do setor “Diversificados”
–  Hermes Marcos Vasconcelos Soares – Diretor Presidente da Construtora Herco- – Indicação: FIEMG Regional – Rio Doce
–  Iva- Lopes de Campos – Sócio Proprietário da Fogos Sabiá Indústria Comércio e Exportação Ltda – Indicação: FIEMG Regional – Centro-Oeste
–  João Marcelo de Araujo Machado – Diretor da MCT Transformadores Ltda – Indicação: Comissão do Mérito Industrial
–  José Ércio Raimundo – Diretor Comercial da Açoforja Indústria de Forjados S/A – Indicação: Sindicatos integrantes do setor “Extrativa, Metalúrgica e Mecânica”
–  Marcelo Silva Duarte – Presidente da Lumar Metalúrgica Ltda – Indicação: FIEMG Regional – Vale do Aço
–  Marcos Daniel Oliveira Santos – Proprietário da Brilho do Sol Comércio e Indústria Ltda – Indicação: FIEMG Regional – Vale do Paranaíba
–  Mário Lúcio Zumpano – Sócio Diretor da Nimbahera Manutenção Ltda – Indicação: Comissão do Mérito Industrial
–  Rafael Vasconcelos Moreira da Rocha – Diretor-Presidente da Empresa Construtora Brasil S/A – Indicação: Sindicatos integrantes do setor “Construção”
–  Sandro Antunes de Carvalho – Diretor da HCJ32 Indústria Gráfica – Indicação: Fiemg Regional – Zona da Mata
–  Vicente de Paula Rego de Lima – Diretor do Café Três Corações S/A – Indicação: Sindicatos integrantes do setor “Alimentação”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *