Alex de Freitas assume presidência da Frente Mineira de Prefeitos

A união entre os municípios mineiros, para que eles se fortaleçam na busca de recursos estaduais e federais, foi defendida na noite desta quinta-feira (29) pelo prefeito de Contagem, Alex de Freitas, ao tomar posse como presidente da Frente Mineira de Prefeitos (FMP). Melhorias na mobilidade urbana foi uma das diretrizes apontadas por Alex, que trabalha pela ampliação do metrô em Contagem, projeto que também beneficiará moradores das vizinhas Belo Horizonte e Betim, assim como toda a Região Metropolitana da capital.

“A mobilidade urbana é importante porque afeta o trabalhador, que perde horas por dia em congestionamentos. Como cidade polo, ao investir em metrô, beneficiaremos a população além das nossas divisas. Tanto que Contagem está disposta a contribuir com a ampliação do metrô e esperamos contar com o apoio do governador Fernando Pimentel para que a expansão deste meio de transporte deixe de ser uma promessa e vire uma realidade”, disse o prefeito de Contagem. Ele quer ampliar o metrô do Eldorado até o bairro Bernardo Monteiro, no limite com Betim.

A nova diretoria da FMP foi empossada para o biênio 2017/2019. O evento foi no Centro de Memória do Trabalhador da Indústria de Contagem. O governador foi representado pelo secretário de Estado de Cidades e de Integração Regional, Carlos Murta. Alex de Freitas assumiu a presidência da entidade, que engloba 86 cidades mineiras com mais de 35 mil habitantes, com foco na troca de experiências e a busca de soluções administrativas.

O vice-presidente da FMP é Paulo Piau, prefeito de Uberaba. Ele ressalta a importância da união dos prefeitos para a troca de conhecimentos e a busca de soluções. “Nós nos reunimos para trocar experiências, lutar pelo municipalismo e pleitear conquistas como a do recolhimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) na fonte, que vai contribuir muito para a arrecadação das cidades”, disse.

Vladimir Azevedo, ex-prefeito de Divinópolis, passou o cargo de presidente da FPM para Alex de Freitas. Ele destacou que a instituição tem perfil diferente de entidades semelhantes, como a Associação Mineira de Municípios (AMM). “Os municípios da Frente são responsáveis por grande parcela do PIB e da população do Estado. Juntos, temos que lutar contra essa economia perversa e centralizadora de recursos”, destacou.

Municipalização

Alex de Freitas também salientou a necessidade da busca pela geração de recursos próprios, cada vez mais escassos nos municípios. “Aos meus colegas da Frente Mineira de Prefeitos destaco que este coletivo vai identificar os instrumentos e informações que utilizaremos para incrementar a arrecadação das cidades”, disse, ressaltando que a FMP busca a municipalização e não medirá esforços para conquistar esse objetivo. “Lutaremos para que o Brasil inteiro promova essa urgente e necessária discussão”, afirmou.

O papel da FMP para mudar o cenário político brasileiro foi outra bandeira levantada por Alex de Freitas. “Os prefeitos carregam uma missão de grande valia, pois são responsáveis pela guinada urgente que temos de dar na política. A falta de esperança dos cidadãos é perfeitamente compreensiva e nós, da Frente, temos que debater a boa política e discutir com a sociedade ações de controle das finanças públicas, buscando alternativas para gerar emprego”, enfatizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *