Sabará: o primeiro povoamento de Minas

Sabará é a cidade histórica mais próxima da capital. Uma das características marcantes do lugar é a receptividade de sua gente. Caminhando pelo centro histórico é possível seguir por vias estreitas de paralelepípedos e se defrontar com construções do século 18. O município oferece atrativos tanto para turistas que buscam resgatar um pouco da história de Minas ou apoiar a fé visitando as suas igrejas. A vida noturna também é muito ativa, principalmente nas praças Melo Viana e Santa Rita.

As igrejas

De todas as riquezas históricas de Sabará, guardadas ainda do período colonial, podemos destacar as três naves presentes na igreja de Nossa Senhora da Conceição. Quem entra no interior da igreja além de poder visualizar um altar-mor e outros seis altares laterais, logo percebe os arcos de separação com cedros recobertos de talha dourada e sobre o teto a imagem simbólica da ladainha de Nossa Senhora. Na capela, observando bem algumas pinturas fúnebres presentes ali é possível acreditar que no passado teria servido como capela mortuária. Outras igrejas que fazem parte da história de Sabará são as de São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Rosário e do Carmo.
Essa última recebeu intervenções do consagrado escultor Aleijadinho. Uma outra característica marcante em Sabará são os traços de três fases do barroco presentes na área urbana da cidade, onde boa parte das construções são do século XVIII. A localização próxima com a capital mineira, a 25 km, facilita o acesso a turistas de diversos locais do país. Sabará faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte, estando às margens do rio das Velhas. Outro ponto de interesse dos turistas é o museu do Ouro, onde funcionava a antiga casa de fundição e intendência.
Ao mencionar sabará não podemos deixar de lembrar a deliciosa festa da jabuticaba, que ocorre anualmente no período  entre outubro e novembro, época de frutificação.
Fonte: Marcos Tiahua (www.desvendar.com) com colaboração de Norma de Virterbo dos Anjos Oliveira

Sabará na história

Sabará foi o primeiro povoamento de Minas Gerais. A sua história tem raízes nos primórdios da colonização do Brasil e está intimamente relacionada à lenda da serra resplandecente existente na região do sabarabuçú, de limites imprecisos. O sabarabuçu fervilhou na imaginação dos colonizadores, que buscavam no sertão “uma serra feita de prata e pedras preciosas”.
O sertanista paulista capitão Matias Cardoso de Albuquerque foi eleito por Fernão Dias Paes, o líder da equipe de vanguarda da Bandeira das Esmeraldas. Seu objetivo era preparar o caminho, abrir picadas, implantar roças e locais de pouso.
Depois de muito viajar, Matias de Albuquerque encontrou um local favorável para a implantação de roças, com fonte de água, livre do perigo das enchentes e um ponto de travessia do rio a pé. Assim, Sabará passou a ser um ponto de pousada para a travessia do sertão.
Em 1674, chegou à região a bandeira de Fernão Dias Paes, que iniciou o processo de organização urbana dos núcleos mineradores.
Entretanto, importante publicação do historiador professor Zoroastro Viana Passos cita que os baianos chegaram aos sertões de Sabará, em 1555, muito antes dos bandeirantes paulistas. Existem algumas citações de que Borba Gato, quando aqui chegou, assistiu Missa em uma pequena capela já existente.
O arraial da barra do Sabará foi o centro comercial estratégico diretamente ligado à Estrada Real. Em 1711, foi elevado à condição de Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará, também conhecida por Vila do Sabará.
Três anos depois, tornou-se sede da extensa Comarca do Rio das Velhas, uma das quatro primeiras a serem criadas na Capitania das Gerais, e que alcançava os limites com Goiás, Pernambuco e Bahia.
Sabará foi um dos núcleos de mineração da Província que mais ouro encaminhou à Coroa Portuguesa. Seus rios e lavras eram riquíssimos do precioso mineral, e houve época em que os trabalhos de garimpagem ocupavam milhares de escravos.
Em 1822, Sabará contribuiu com uma significativa importância em dinheiro e com voluntários para a luta pela Independência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *