Arte e Solidariedade acontece no ‘Cultura na Cãmara’

Chega o fim do ano e as pessoas são tomadas pelo espírito solidário. É neste clima que o “Cultura na Câmara” do mês de novembro traz para o Legislativo a exposição do projeto “Reciclarte, Criando Arte”. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos criada para dar amparo às pessoas de baixa renda e que, principalmente, tenham na família pessoas adoentadas ou com necessidades especiais.As peças expostas são feitas de forma artesanal, predominantemente de materiais recicláveis e reutilizados, como garrafas pet, cds, vidros, caixas, latas etc. Elas são produzidas pelos artesãos cadastrados no Reciclarte e a venda delas é totalmente revertida para as famílias beneficiadas e para o custeio básico do projeto.

O Reciclarte é presidido por Carmem Carvalho, que desde 1990 carrega o sonho de ajudar as pessoas por meio da arte e que, desde criança, acompanhou sua mãe no voluntariado e nas ações que buscavam a melhoria da vida das pessoas. Além da exposição e venda dos produtos feitos pelos associados, o projeto também oferece oficinas gratuitas de artesanato, sendo necessário que a pessoa leve somente o material que será utilizado nas aulas.

Segundo Carmem, a proposta do projeto é ajudar os mais necessitados e criar uma alternativa para a melhoria da renda familiar das pessoas menos favorecidas. E assim, unindo a força de vontade e a criatividade daqueles que, por algum motivo, perderam momentânea ou definitivamente sua capacidade de trabalho, o Reciclarte vai cumprindo sua tarefa social.

Ainda de acordo com Carmem, outra grande proposta do projeto é a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente, por meio da reciclagem e reaproveitamento dos materiais descartados pelas pessoas. “É mostrar para a população que grande parte do lixo que está sendo jogado fora e ocupando os lixões pode ser reutilizado e ter um fim útil”, concluiu.

O projeto, atualmente, conta com cerca de 300 associados. As feiras, as exposições e a venda dos produtos artesanais produzidos são a principal fonte de renda do projeto, que também conta com as doações das pessoas e de algumas empresas.

Roupas, brinquedos, alimentos e até mesmo matérias-primas para a confecção dos produtos são bem-vindos. “Tudo é cuidadosamente restaurado pelas mulheres do projeto. Damos uma cara nova para tudo, e aquilo faz a alegria de muitas pessoas. É um trabalho formiguinha, cada um fazendo um pouquinho para ajudar o outro e fazer um mundo melhor”, explicou Carmem.

A exposição do Reciclarte fica no Hall da Câmara Municipal de Contagem até o final do mês de novembro. Além de vender as peças artesanais, o projeto está recebendo doações de roupas, brinquedos, calçados, matérias primas e materiais recicláveis para a realização do Natal Solidário.

Para colaborar com o Reciclarte Criando Arte, venha à Câmara Municipal – Praça São Gonçalo, 18 Centro/Contagem, ou entre em contato em um dos canais de comunicação do projeto:

WhatsApp: (31) 99676-0486

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *