Férias: técnico Mano Menezes avalia o mercado para reforços pontuais em 2018

Cruzeiro já está em ritmo de férias. Tempo para curtir a família, viajar e descansar após uma temporada que foi desgastante. O técnico Mano Menezes também estará em recesso. Porém, não tanto assim. Isso porque é neste período que os bastidores dos clubes ficam mais movimentados. Quem sai? Quem fica? Quem vem? Tudo tem que ser analisado em conjunto com a diretoria e a comissão técnica.

“Penso que a próxima temporada vai exigir bastante trabalho de todos. Não importo de trabalhar nas feiras, com ligações, análises daquilo que cabe ao treinador fazer. Sei que o próximo ano depende de boas escolhas que temos que fazer em dezembro. Temos um grupo de qualidade, temos um elenco que sabe o que é ser campeão. Isso melhora muito a autoestima, confiança dos jogadores, do torcedor. Óbvio que o grupo precisa de qualificação, porque a ambição é outra, a turma é outra. E nós também temos que estar preparados para atender à expectativa que vai ser criada”, ressaltou Mano Menezes.

De fato, a próxima temporada vai exigir mais do Cruzeiro. Será ano de Libertadores, competição almejada pelo clube e pelos torcedores. A equipe, então, será reforçada, certo? Certo. Mas, como serão feitas as contratações? Quais são as prioridades? Mano Menezes explica.

“Quem pensa em quantidade no futebol brasileiro, não qualifica, você coloca mais jogadores no elenco. Se você quiser qualificar, você tem que guardar o dinheiro para, pontualmente, direcionar para alguns lugares específicos que você entenda que sejam adequadas dentro do futebol. Não existe dinheiro (nos clubes), com duas exceções: Flamengo e Palmeiras. As outra equipes precisam fazer mais comedidamente. É bom até que seja assim. Não adianta sair contratando para qualquer lado, não tem tanto jogador de qualidade para contratar. 70% deles são todos parecidos tecnicamente. Então, provavelmente você tem no seu elenco um jogador dessa qualidade. Quando você entende isso, controla aquela coceira que dá na mão para fechar a contratação, você faz melhor. Assim o Cruzeiro deve se comportar”.

O grupo atual do Cruzeiro foi campeão da Copa do Brasil. Até o momento, apenas Diogo Barbosa foi negociado. E o lateral esquerdo já até tem um substituto: Egídio, que foi anunciado na última quarta-feira. Por ter um elenco consistente e entrosado, Mano Menezes acredita que seja melhor investir mais em um nome só, do que contratar vários jogadores, que nem sempre dão um retorno técnico. Por isso, ele pede calma aos cruzeirenses.

– Sei que o torcedor do Cruzeiro vai ficar ansioso vendo as outras equipes anunciarem jogadores. Exatamente neste momento você tem que cuidar. Você vai guardar um pouco do dinheiro que você tem para dar uma tacada importante, como fizemos nesta temporada. Contratamos um Thiago Neves para colocar no nosso elenco. E todos viram como foi importante em todos os momentos decisivos. Estou dando um exemplo só.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *