Google lança busca de vagas de emprego

Vagas de emprego, na sua cidade, para a sua profissão, a apenas um clique. É o que o promete o serviço do Google que reúne em uma única página milhares de postos anunciados na internet. A grande novidade é que, agora, é possível aplicar filtros como “vagas perto de mim”, “emprego de telemarketing em BH” ou “empregos em Betim”. Além disso, o chamado Google Jobs permite ativar alertas para receber uma notificação por e-mail sempre que novas oportunidades forem abertas.

Ativar o recurso, que foi lançado em junho do ano passado nos Estados Unidos e chegou ao Brasil nesta semana, é muito simples. Basta abrir o navegador e fazer a busca de interesse. A ferramenta rastreará no Google as oportunidades em aberto que atendem a pesquisa e apresentará em uma nova página, com layout diferente, o resultado da busca. O serviço funciona tanto no desktop como em dispositivos móveis Android e iOS.

A pesquisa, que agora está mais refinada, mostra quando a vaga foi publicada, o setor a que o emprego pertence, além da localização e de quanto tempo a pessoa vai gastar de casa até a empresa. Em testes feitos pela reportagem, o Google Jobs funcionou melhor quando o login do Gmail está ativado.

“Esperamos que a praticidade e simplicidade dessa nova experiência possa te conectar pessoas a empregos, não importa onde você esteja ou qual vaga tenha seu perfil”, declarou Nick Zakrasek, gerente de produto do Google.

Parceria

Por enquanto, conforme o próprio Google, são listadas vagas de seis plataformas – LinkedIn, Love Mondays, Empregos.com.br, OLX, Trampos.co e Vagas.com.br. “Isso significa que as vagas disponibilizadas nesses sites, e muitos outros, ficarão visíveis nas suas buscas assim que elas forem postadas”, explicou Zakrasek. Segundo o executivo, no futuro a empresa acrescentará novas ferramentas, filtros e mais informações para melhorar o serviço.

 

 

 

 

 

Aprovação

O novo recurso foi visto com bons olhos por especialistas do setor de Recursos Humanos, mas além de “dá um Google”, alguns cuidados são necessários para conseguir a recolocação no mercado de trabalho. “Qualquer ferramenta de busca é positiva. Mas é importante lembrar que são oportunidades junto aos parceiros. Essa não é a única forma de buscar uma colocação”, recomendou Lizete Araújo.

A diretora-executiva da Veli Soluções em Recursos Humanos orienta que o candidato, ao encontrar uma vaga de interesse, siga alguns passos para não acabar se frustrando com uma oportunidade que possa ser furada. Segundo ela, é preciso ficar atento a data de publicação do posto e confirmar se ele ainda está disponível no mercado.

“No Google Jobs você até busca pela data de publicação da vaga. Isso é positivo, porque o candidato pode ter acesso aquelas oportunidades que foram recentemente divulgadas. Mas não significa que você não tenha que buscar outras informações sobre o posto”, pontuou.

Lizete Araújo aconselha que o candidato entre em contato com a empresa ou até mesmo faça busca no site oficial da empregadora para certificar-se da vaga. “O profissional tem que também buscar outras alternativas para que o currículo chegue até a empresa sem ser só pelo aplicativo”.

Para quem já se animou em fazer uma busca no Google Jobs, vai mais uma dica. Geralmente o aplicativo procura oportunidades na cidade em que o profissional mora, mas é possível ampliar para outras localidades. Assim, um morador de Belo Horizonte pode garantir uma vaga em Nova Lima ou Lagoa Santa, por exemplo.

Destaque

Além de uma boa experiência aos candidatos, o Google Jobs também vai impulsionar a chegada de currículos para as empresas. E como se destacar em meio a tanta gente? A diretora-executiva da Veli Soluções recomenda que o profissional pesquise sobre a empresa e entenda a posição que está sendo divulgada para sobressair com outros concorrentes em um possível teste de seleção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *