PL torna obrigatória a capacitação e qualificação em Primeiros Socorros nas escolas de ensino infantil

Na primeira reunião plenária do ano, dia 6 de fevereiro, preocupado com a atenção dispensada às crianças e adolescentes nas escolas do município, o vereador e presidente da Câmara, Daniel Carvalho (PV) apresentou projeto de lei que torna obrigatória a capacitação e qualificação em Primeiros Socorros e manobras de Heimlich (manobras de desengasgo) dos profissionais de educação nas escolas públicas e particulares de ensino infantil do município, habilitando-os para em caso de emergência fazer os procedimentos protocolares.

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a vítima de respirar.

A iniciativa foi inspirada na luta de uma mãe que perdeu o filho Lucas por ocasião de um passeio promovido pela escola em que estudava. A criança que sofreu um engasgo provocado por alimento, não recebeu os primeiros socorros com a manobra de desengasgo e acabou indo a óbito. A morte do Lucas transformou a dor dessa mãe em luta, para que seja obrigatória – através de lei – a capacitação de profissionais da educação de cada instituição para prestar socorro adequado a cada caso, inclusive manobra de desengasgo.

Assim que a matéria foi divulgada na Fanpage do vereador, facebook.com/DanielCarvalhoPv, muitas foram as reações, a maioria delas elogiando a iniciativa. A primeira delas foi Alessandra Begalli Zamora, a mãe de Lucas, interessada em conhecer de perto o projeto e se colocando à disposição para colaborar com a proposta. “Tenho material que posso compartilhar com o senhor, se houver interesse”, escreveu ela informando meios de contato.

A acupunturista e odontóloga de Patos de Minas, Luciana Portilho, também gostou do Projeto de Lei e aderiu imediatamente à mobilização nacional: “#VaiLucas todos juntos por esta causa!”

Divanderlei Carvalho parabenizou o vereador Daniel Carvalho, destacando que “isto é política social de prevenção. É assim que deve ser”. Dani’s Rocha também elogiou e considerou “o projeto de muita importância para nossas crianças”

A jornalista Vanessa Trotta Batista fez questão de cumprimentar o parlamentar: “Parabéns vereador! Finalmente um projeto de lei em atenção as nossas crianças! Que todos se unam nessa ação! Mommy Alessandra Begalli Zamora sua luta não será em vão! Meus sentimentos pelo Lucas!”

Pollyanna Cabral, além de dar parabéns, aplaudiu a iniciativa, o mesmo acontecendo com o diretor, ator, produtor e professor de Teatro, Alexandre Souzah, que aderiu à campanha, registrando #VAILUCAS e acrescentando “maravilhosa atitude! Parabéns! #LEILUCAS

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *