Novas viaturas e cães farejadores a favor da segurança escolar

Programa de Proteção Escolar é reforçado e tem o objetivo de dar pela segurança a estudantes e comunidade – Foto Elias Ramos

Com o objetivo de combater a violência e a criminalidade nas proximidades das escolas, além de prestar apoio à comunidade escolar com trabalhos de reflexão, palestras e organização de ações, buscando sempre o bem-estar dos estudantes, a Prefeitura de Contagem, por meio das secretarias municipais de Defesa Social e Educação, lançou, nesta sexta-feira (9), o Programa de Proteção Escolar, maior programa do tipo lançado nos últimos anos. O evento, ocorrido no Museu do Trabalhador da Indústria de Contagem, teve a participação de mais de 300 estudantes, educadores e comunidade.

A Guarda Civil apresentou as 14 viaturas que serão usadas no projeto e os cães farejadores, que terão a missão de combater o tráfico e consumo de drogas no entorno das escolas.

A proposta do Programa de Proteção Escolar é dar mais segurança aos 58 mil estudantes da rede municipal de ensino. As 14 viaturas vão patrulhar todas as escolas. Nas áreas de maior vulnerabilidade, os guardas levarão cães, que foram treinados para encontrar entorpecentes. O efetivo passou por diversos treinamentos. “No que for preciso a Guarda Civil de Contagem estará pronta para defender a todos os estudantes e comunidade”, destacou o coordenador do Proteção Escolar, Arlindo Araújo.

Foto_Newton de Castro

O investimento da prefeitura na aquisição das viaturas do Proteção Escolar foi de R$ 520 mil. “Nós, como governo, temos o dever de contribuir com o crescimento e a segurança das nossas crianças”, afirmou o secretário Municipal de Defesa Social, Décio Camargos.

Maria Vitória está no 8º ano da Escola Municipal Professora Maria de Matos Silveira e ficou empolgada com as novas ações. “Eu acredito que para termos uma boa educação, devemos ter também segurança de qualidade na porta das escolas. Sair no portão da escola e ver que tem alguém cuidando da segurança dá uma sensação de tranquilidade”, destacou.

Dentro do programa, também estão previstos o momento cívico, com o Hino Nacional sendo tocado em todas as escolas de Contagem. Já no segundo semestre, a Guarda Civil vai transformar temas atuais como combate ao bullying, prevenção de drogas, educação no trânsito, primeiros socorros, em rodas de debates com os estudantes. “O único caminho de mudança social na vida de um indivíduo é por meio da educação. O Programa de Proteção Escolar vai transmitir acolhimento e muito diálogo com os nossos estudantes”, enfatizou o secretário Municipal de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves.

O vice-prefeito William Barreiro ressaltou que uma sociedade de bem se faz com investimento em educação. “Assim como fizemos nos kits escolares, e faremos nos uniformes, vamos entregar hoje mais segurança aos nossos estudantes. O Nosso governo tem o compromisso com a educação e a segurança em todo o município”, finalizou William.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *