Daniel Carvalho espera que aprovação em Brasília ajude projeto a se tornar lei em Contagem

Matéria mostrada em rede nacional pela Rede Globo de Televisão, no Bom Dia Brasil (https://globoplay.globo.com/v/6593104/) dessa terça-feira, revela que a Câmara dos Deputados deve apreciar ainda esta semana o Projeto de Lei 9468/18 que obriga a capacitação de professores e demais funcionários de escolas de ensino ou recreação infantil e fundamental em noções básicas de primeiros socorros e manobras de Heimlich (manobras de desengasgo). A proposta é de autoria dos deputados Ricardo Izar (PP-SP) e Pollyana Gama (PPS-SP).

A proposta é resultado da mobilização da família de Alessandra Begalli Zamora, a mãe do menino Lucas, de Campinas, que morreu durante um passeio com o pessoal da escola, depois de se engasgar com um cachorro quente. Ela, a irmã e demais familiares transformaram o luto em luta para evitar que outras crianças tivessem o mesmo fim.

Preocupado com isso, o vereador e presidente da Câmara, Daniel Carvalho (PV) apresentou projeto de lei semelhante, determinando a obrigatoriedade de capacitação e qualificação em Primeiros Socorros e manobras de Heimlich dos profissionais de educação tanto nas escolas públicas e particulares de ensino infantil do município, capacitando-os para em caso de emergência fazer os procedimentos protocolar e dá outras providências.

Ao saber da divulgação da matéria no Bom Dia Brasil, Daniel Carvalho disse que isso é importante para que o cidadão contagense conheça um pouco mais do nosso projeto e que algo semelhante chegou ao Congresso Nacional. “Além disso, eles apresentam números que são extremamente preocupantes, ao afirmarem que somente no ano de 2016 foram registrados 2.326 acidentes envolvendo crianças de zero a 14 anos, sendo 891 afogamentos e 808 sufocamentos (engasgos)”, destaca.

Ele ressaltou ainda que se os números reforçam a necessidade de aprovar o projeto, é importante dizer que pela proposta a capacitação deve acontecer com pelo menos 10% dos profissionais das escolas e têm sido muitas as manifestações favoráveis à mesma, seja por parte de mães, seja por parte de escolas que já haviam adotado iniciativa semelhante.

PASSEIOS – Daniel Carvalho lembra que hoje todas as escolas – ou pelo menos a maioria delas se preocupa em fazer passeios, em levar alunos para atividades além dos muros escolares, o que acaba por produzir riscos enormes de acidentes. “Aqueles profissionais que levam nossos filhos, sobrinhos, enfim, quase sempre não estão capacitados para dar este primeiro socorro, às vezes simples, mas fundamental para salvar vidas. A gente se preocupou com isso, tendo o cuidado de colocar a responsabilidade do treinamento nas mãos de profissionais, como médicos, bombeiros, policiais, acostumados a ações do tipo”, complementa.

Daniel Carvalho finaliza dizendo que o Projeto 002/2018 que tramita na Câmara em Contagem está seguindo seu curso pelas comissões e também em breve deverá ir a plenário para a apreciação dos vereadores, a quem pede desde já que se unam em favor da aprovação do mesmo. “Contagem mostra mais uma vez que está antenada às necessidades dos cidadãos e sai na frente com uma proposta que pretende, ao cabo, salvar vidas, o que não tem preço”, conclui.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *