Vacina contra meningite C está disponível para crianças e adolescentes

Todas as 50 Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecem a vacina – Foto: Elivan Felix

Contagem oferece vacina contra a meningite C para crianças de 3 a 5 e para adolescentes de 11 a 14 anos. As vacinas estão disponíveis em todas as 50 salas de vacinação da cidade. Atualmente, 82% das crianças de Contagem foram imunizadas, porém o número de adolescentes que tomaram a vacina ainda é baixo. Apenas 48% estão imunes, por isso os pais devem ficar atentos e orientar seus filhos sobre a importância da vacinação.

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no inverno e, das virais, no verão.

Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Os principais sinais e sintomas são febre, dor de cabeça, vômitos, náuseas, rigidez de nuca e/ou manchas vermelhas na pele. Quanto mais rápido o atendimento médico, maiores as chances de uma boa recuperação do paciente, reduzindo o risco de óbito ou sequelas como paralisia dos membros, perda auditiva, perda da visão.

A diretora de Imunização, Fernanda Eliza Ferreira de Almeida, explica a importância da vacina e outros cuidados. “A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção da doença. Evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados e limpos também são formas de prevenção”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *