Nova Contagem tem Dia de Cidadania oferecido pela ouvidoria da Câmara

Fotos-Samuel-Junio-Tomaz

“Muitas vezes, temos que ir longe para ter acesso a alguns serviços, como fazer a carteira de identidade – alguns só no Eldorado – então, momentos como este são importantes para a comunidade”. A afirmação de Luciana Fátima, moradora de Nova Contagem há seis anos, resume o sentimento das pessoas que participaram da Ação Social da Ouvidoria Cidadã, da Câmara Municipal de Contagem, no último sábado (14/04), na Praça Shalom Israel.

Além da carteira de identidade, as milhares de pessoas presentes no dia de cidadania puderam fazer o cadastro no Bolsa Família; aferição de pressão e glicemia, ter orientações nutricionais e de saúde bucal; ter um dia de beleza, com corte de cabelo, barba e maquiagem; consultas com o Procon, com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e com o SPC/Serasa; saber mais sobre limpeza urbana e zoonoses; ganhar livros e mudas; além de curtir shows, enquanto a criançada contava com brincadeiras monitoradas e pintura de rosto.

A equipe da Ouvidoria Cidadã esteve também com sua van, registrando as manifestações da população – sugestões, críticas e demandas – sobre diversas questões envolvendo sua região e a cidade de Contagem. Nos próximos dias, elas serão encaminhadas aos órgãos competentes, a fim de buscar a rápida resolução dos problemas e respostas efetivas para o cidadão.

O presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), ressaltou que o objetivo da Ouvidoria é “romper os muros da Câmara”, para estar mais perto da população. “Estamos caminhando pela cidade, para escutar o cidadão e trazer uma série de serviços que ofereçam mais dignidade e favoreça a cidadania. Aqui, em Nova Contagem não é diferente. Sabemos que a maioria das pessoas não pode ir até a Câmara, então, viemos até vocês para saber de suas demandas e dos problemas da região, e saber o que precisamos melhorar”.

O parlamentar aproveitou para ressaltar o trabalho da gestão municipal e dos vereadores, principalmente aqueles que atuam na região – Capitão Fontes (MDB) e Xexéu (PTB) –, para melhorar a qualidade de vida dos moradores de Nova Contagem. Em seguida, Fontes reafirmou os avanços nos últimos anos conquistados para a região, “que já foi palco de muita tristeza e esquecimento”, e cobrou ainda mais esforços das autoridades do município para seu desenvolvimento, principalmente em mobilidade, geração de emprego e saneamento básico.

Representantes da Prefeitura de Contagem, a administradora da regional Vargem das Flores, Kátia Bordoni, e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Wagner Donato, enalteceram a iniciativa da Câmara que, segundo a primeira, “faz toda a diferença para a população”, destacando o trabalho da ouvidora Gabriela Diniz e do vereador Daniel Carvalho.

Araci Gonçalves Reis saiu do bairro Monte Sinai, em Esmeraldas, para aproveitar o dia de cidadania com os filhos, e destacou a importância de o poder público oferecer oportunidades de serviços e entretenimento para a população. “Sei que não é papel da Câmara e dos vereadores oferecerem isso, mas eles podem ser um grande veículo, um instrumento junto aos empresários, para que isso aconteça, e a população seja beneficiada”, concluiu.

Alguns números

– Carteira de Identidade: 125 senhas distribuídas;

– Atendimentos de Saúde (Orientações de saúde geral, saúde bucal; oftalmologia e nutrição; aferição de pressão e glicemia): 720 atendimentos;

– Limpeza Urbana, Meio Ambiente, Zoonoses, e Transcon (Orientações, distribuição de panfletos sacolinhas de lixo e exposição de animais peçonhentos): 970 atendimentos e 80 mudas doadas;

– Orientações, cadastros e consultas diversas (OAB, Procon, Assessoria Legislativa da Câmara; SPC/Serasa; Bolsa Família): 530 atendimentos;

– Dia de beleza (corte de cabelo, barba e maquiagem): 60 atendimentos;

– Brincadeiras: 200 pinturas de rosto, 500 saquinhos de pipoca, e 300 algodões doces; centenas de crianças em piscina de bolinha e pula-pula.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *