Prefeitura lança licitação para criação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM)

Edital contempla reformulação total do transporte coletivo- Foto: Cassio Matias

O prefeito de Contagem, Alex de Freitas, assinou nesta segunda-feira (16) a autorização para abertura do processo de licitação do transporte público do município. A solenidade marca a efetivação de um compromisso assumido com a população durante a campanha, de modernizar o sistema de transporte coletivo, garantido mais segurança e conforto ao cidadão.

Alex de Freitas destacou que trata-se de um momento histórico, que corrobora para a implementação de um novo tempo na cidade. “Na história de Contagem há apenas um processo de licitação realizado até hoje no transporte. O papel do poder público é estabelecer parâmetros para que o privado se interesse pela concessão e, ao mesmo tempo, entregue um serviço de qualidade”, disse o prefeito, acompanhado do vice William Barreiro.

A prefeitura está a fazendo a sua parte. Além da licitação, o município anunciou recentemente investimentos de R$ 302 milhões em obras de mobilidade, que contribuirão para reduzir o tempo de viagem e o preço das passagens. “Esse é o primeiro passo, muito importante, de outros tantos que virão. Vamos juntos construir uma cidade com olhar para o futuro”, ressaltou.

O Edital de licitação do Transporte Público de Contagem prevê a criação de um Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). Além de mudanças significativas na prestação do serviço, serão construídos três grandes corredores: Ressaca, Leste-Oeste e Norte-Sul. Para a implantação de todo o sistema, a prefeitura estima que serão necessários investimentos em torno de R$ 22O milhões.

Novos corredores

foto Geraldo Tadeu

De acordo com o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), Gustavo Peixoto, em um dos corredores será instalado o sistema BRT ao longo das avenidas João César de Oliveira e David Sarnoff, formado por dez estações de transferências. Além disso, o novo sistema prevê a execução de quatro terminais: Sede, Ressaca, Petrolândia e Darcy Ribeiro, além da requalificação do terminal do Metrô, no bairro Eldorado.

Em relação aos ônibus, Peixoto informou que eles serão articulados, e parte da frota será composta por micro-ônibus para facilitar o acesso a vilas. A maioria terá ar-condicionado e 5% serão elétricos, com foco na sustentabilidade. Os veículos serão equipados com câmeras internas e botão de pânico para acionar a Polícia Militar, a Guarda Municipal e a Transcon, na identificação de qualquer situação de anormalidade.

O edital contempla também a instalação de painéis elétricos nos pontos de parada, nos terminais e estações de transferência, permitindo que as pessoas possam sair de casa no horário previsto para a chegado do ônibus. As estações e parte da frota serão equipadas com wi-fi. Para facilitar a acessibilidade, as estações terão piso alto e bilheteria. “Dessa forma, o usuário do transporte coletivo não precisará mais pagar a passagem ao motorista. Isto agiliza o tempo de entrada e saída do ônibus”, afirmou o presidente da Transcon.

Para ele, o novo edital possibilitará a racionalização do transporte público em Contagem, reduzindo o percurso do itinerário e o tempo de viagem. “Hoje, 27% da nossa população utiliza dois ônibus e paga duas passagens. A partir do momento que colocarmos em prática esse edital, acredito que essa situação reduzirá potencialmente. Portanto, o edital contém uma série de propostas que me fazem acreditar que este processo será referência para todo o Brasil”, avaliou.

Assinatura

A expectativa é que o edital seja publicado no Diário Oficial do Município (DOC) na próxima quarta-feira (18) e que dentro de seis meses seja possível assinar contratos com a empresa vencedora, dando início ao processo de montagem do sistema. Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Transporte, Gerson Cesário, a notícia é histórica. “Esse é um momento ímpar para nós trabalhadores, torna transparente o processo e melhora o serviço, sobretudo no que diz respeito à segurança. Estamos contentes com o anúncio”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Daniel Carvalho, relembrou todo o processo para elaboração e apresentação do edital, que incluiu consultas públicas nas oito regionais da cidade e uma geral, quando foram coletadas as reivindicações dos usuários. “Foi uma longa caminhada, por isso estou feliz em participar deste ato, podendo realizar algo que prometemos lá atrás. Sei que é apenas o começo, mas que possamos a médio prazo entregar um transporte público de qualidade ao contagense trabalhador, estudante, menos favorecido e que tanto necessita”, salientou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *