Começa na próxima semana a campanha de vacinação contra a Influenza

Vacine-se contra a gripe e fique protegido! Procure uma unidade de saúde e leve a caderneta de vacinação – Foto: Divulgação

De 23 de abril a 1º de junho, está aberta a temporada de vacinação contra a gripe. Em Contagem, 49 salas de vacina funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, para aplicar a imunização contra a Influenza nos grupos de pessoas determinados pelo Ministério da Saúde (MS). A meta da cobertura vacinal é de 90% do público-alvo, que para o ano de 2018 é de um total de 151.447 pessoas na cidade. A primeira remessa da vacina, já repassada ao município, contém 35 mil doses.

No ano passado, 101.269 pessoas foram imunizadas, totalizando uma cobertura vacinal de 86,16% do público-alvo. “Em 2017, os grupos prioritários de crianças e gestantes foram os que apresentaram menos cobertura vacinal. Pais e familiares devem estar atentos e encaminhar crianças compreendidas na faixa etária e as mulheres grávidas para tomar a vacina”, afirma a diretora de Vigilância Epidemiológica de Contagem, Fernanda Elisa.

O Ministério da Saúde (MS) alerta para que as pessoas tomem a vacina dentro do prazo da campanha, para evitar a gripe e seus agravamentos antes de o inverno chegar: para a garantia dos efeitos benéficos dos imunizantes, é necessário aguardar por um período de cerca de 15 dias. Ainda de acordo com o MS, o imunizante disponibilizado protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Público-alvo

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da (OMS). São priorizados os públicos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Os grupos prioritários desta campanha são pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não-transmissíveis, pessoas privadas de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas e os funcionários do sistema prisional.

Para se imunizar, a pessoa deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacinação. Os doentes crônicos também devem apresentar o relatório médico especificando o motivo da indicação da vacina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *