Estudantes do Instituto Eros Gustavo representarão  o Brasil em Olimpíada de Raciocínio na Turquia

Os quatro alunos vencem pela terceira vez a etapa nacional da Olimpíada de Raciocínio da Mind Lab na categoria de escolas da rede privada

Alunos do Instituto Eros Gustavo, do município de Contagem (MG), representarão o Brasil na competição internacional The Mind Olympics, realizada anualmente pela Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras. A equipe, formada por quatro estudantes, venceu a etapa nacional da X Olimpíada de Raciocínio Mind Lab, torneio entre estudantes que utilizam o Programa MenteInovadora, metodologia de ensino com jogos de raciocínio integrados à grade de aulas, que busca estimular o desenvolvimento de habilidades metacognitivas e socioemocionais. Participaram da competição no último sábado (5), em São Paulo, 104 alunos, reunidos em 26 equipes.

Os alunos Amanda Coura Fernandes, Matheus Henrique Mendes Rodrigues, Emanuel de Paula Santos, Tiago Araújo Vidal, de Contagem, participarão ao lado dos vencedores da categoria de 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental da rede pública, a EMEF Visconde de Mauá, do município de Portão (RS), da Fase Internacional da The Mind Olympics, nos dias 10 a 13 de junho de 2018, na cidade de Antália, na Turquia, competindo com alunos de diferentes países que utilizam a metodologia. Assim como no Brasil, os alunos utilizarão os jogos Abalone, Damas Olímpicas, Quoridor e Octi.

A Olimpíada de Raciocínio Mind Lab é uma oportunidade para que os estudantes exercitem as habilidades desenvolvidas em sala de aula durante a aprendizagem semanal com os jogos de raciocínio do Programa MenteInovadora, como trabalho em equipe, capacidade analítica e equilíbrio das emoções. A metodologia da Mind Lab envolve a capacitação de professores e aulas dinâmicas, e é pioneira em auxiliar os alunos a traçar métodos e estratégias, lidar com a competitividade e trabalhar a resolução colaborativa de problemas. Durante toda a competição, que possui também uma fase classificatória digital, participaram 850 alunos de 142 escolas.

“Há alguns anos trouxemos a Mind Lab ao Brasil acreditando naquilo que sustenta as nossas relações, como afetividade, cooperação e trabalho em equipe. Hoje vemos um movimento que coloca essas habilidades socioemocionais no currículo das escolas, algo que estimulamos com nossa metodologia. A Olimpíada para nós é o momento em que vemos o resultado de nosso trabalho junto aos jovens. É um orgulho ver nossa bandeira junto a outros países”, explica a diretora pedagógica da Mind Lab, Sandra Garcia.

Essa será a terceira vez que o Instituto Eros Gustavo participa do torneio internacional, tendo competido no último ano, representando as escolas privadas. Em 2017, alunos da Escola Municipal Visconde de Mauá, da cidade de Portão (RS), venceram a etapa internacional da Mind Olympics, realizada na Ilha de Creta, na Grécia. Foi a primeira vez que uma equipe brasileira venceu a competição. Os brasileiros competiram com estudantes de outros seis países: Itália, Reino Unido, Panamá, Austrália, Romênia e Turquia, e trouxeram para casa o título de campeões mundiais.

“Trabalhamos com o MenteInovadora desde 2009 e para nós é muito importante participar novamente da etapa internacional da Olimpíada de Raciocínio Mind Lab. Queremos formar cidadãos em nossa escola e buscamos o Ouro na Turquia”, conta Tomesina Ferreira, professora do Instituto Eros Gustavo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *