Centro Global de Inovação e Logística Hiperloop em Contagem foi tema de Audiência Pública na Câmara dos Deputados

A construção de um Centro Global de Inovação e Logística da Hiperloop Transportation Technologies (Hyperloop TT) em Contagem, despertou a atenção de parlamentares mineiros. Um grupo planeja para breve visitar as instalações do projeto, segundo adiantou ontem a deputada Raquel Muniz (PSD/MG). A empresa norte-americana desenvolve um meio de transporte ultrarrápido, que pode atingir até 1.200 km/h.

Com investimentos de US$ 7,85 milhões, o projeto será voltado principalmente para o transporte de cargas e produtos, em uma espécie de trem de levitação magnética. O sistema também pode ser usado por pessoas, com redução significativa dos valores das tarifas.

O Centro terá área de 4 mil metros quadrados, cedido pela Prefeitura Municipal de Contagem e abrigará a divisão de pesquisas e logística da empresa, além de um laboratório de fabricação.

O empreendimento terá também uma equipe de 57 engenheiros e vai fomentar outras iniciativas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no entorno, adiantou o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Hyperloop Transportation Technologies, Ricardo Penzin.

Audiência Pública

A iniciativa da Hyperloop TT foi tema de audiência pública da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, realizada nesta quarta-feira dia 20, por requerimento de Raquel Muniz.  “Agradeço ao presidente da Comissão, deputado Domingos Sávio (PSDB/MG) pela presteza ao aceitar o meu requerimento. O nosso interesse é saber quais os avanços do projeto até o momento e o que ele representa para Minas Gerais e para o Brasil”, ressaltou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Contagem, Sant Clair Schmiett Terres, que também participou da audiência, ressaltou a importância do projeto para o município. “Estivemos em Los Angeles (nos Estados Unidos), onde conhecemos a tecnologia em funcionamento. Esse projeto vai fomentar o ambiente de pesquisa e desenvolvimento na nossa cidade e trazer startups e empreendedores de ponta”, disse.

Com a doação do terreno, a administração municipal de Contagem também ficou livre de uma despesa mensal de R$ 180 mil de custos de manutenção e vigilância da área. Segundo o secretário, esse recurso será destinado para projetos de ciência e inovação tecnológica.

A escolha de Contagem para implantação do projeto se deve à localização estratégica da cidade e à concentração de galpões de armazenamento, além da presença de linhas ferroviárias para transporte de produtos. “O futuro da logística e do transporte mundial está em Contagem”, enfatizou Penzin.

Incentivos
O diretor do Departamento de Polícias e Programas de Apoio à Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Jorge Mário Campagnolo, disse que a atração de projetos do gênero é uma ação prioritária do governo federal prevista no projeto da pasta para o período de 2016 a 2022. “São muitos incentivos para atrair novos projetos. Entre eles, benefícios fiscais e recursos não reembolsáveis em parcerias com universidades e centros de pesquisa”, explicou.

Também participaram da audiência o chefe de gabinete da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Ricardo Luiz Barbosa Guimarães, representante da Fiemg, entre outros envolvidos no projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *