Vereadores cobram Prefeitura por não cumprir entrega de uniformes para alunos da rede municipal

O atraso na entrega de uniformes na rede municipal de ensino foi um dos assuntos discutidos durante a reunião plenária desta terça-feira, dia 19, na Câmara Municipal de Contagem. O vereador Alex Chiodi (SD) iniciou o debate falando sobre o compromisso que a Prefeitura assumiu em distribuir os uniformes gratuitamente, mas que até o momento não foi cumprido.

“Já estamos chegando ao período de recesso escolar e até hoje as escolas não receberam os uniformes. Isso gera um grande problema, porque fica difícil identificar os estudantes não uniformizados, causando dificuldades inclusive de segurança”, afirmou o parlamentar.

Alex disse que conversou com o secretário de Educação, Fabiano Costa Diniz, que informou que a entrega não aconteceu por causa de um atraso da empresa contratada. “O secretário garantiu que os uniformes chegam às escolas até agosto, inclusive entregamos a ele um novo ofício da Comissão de Educação da Casa, pois já tínhamos enviado outro na semana passada”, explicou. “Assim teremos uma resposta oficial da Secretaria de Educação sobre os uniformes, porque faltou bom senso e planejamento”, completou.

O vereador Zé Antônio Hospital Santa Helena (PT), em aparte, destacando a importância da distribuição de uniformes, contou sobre a época em que estudava em uma área rural do Estado. “Eu ia para a escola de chinelo e roupa rasgada; quando o governo me deu o uniforme, me enchi de felicidade. Emocionei-me quando o governo anunciou que distribuiria o uniforme neste ano, porque têm famílias sem condições de comprá-lo. Então, é importante que a necessidade das crianças seja atendida”, disse o parlamentar.

Já Daniel do Irineu (PP) pediu a palavra para ressaltar que hoje essa é uma das principais demandas dos estudantes da rede municipal. “Recebemos inúmeras reclamações no gabinete e nas redes sociais das mães dos alunos sobre a falta dos uniformes, que são importantes para caracterizar os alunos dentro e fora da escola. A entrega não é obrigatória, mas, como foi prometida, as crianças estão aguardando”, afirmou. “Engrosso a solicitação do Alex para que a entrega seja feita e que para o próximo ano seja planejado a distribuição para fevereiro, pois faz muita diferença na autoestima e na vida da criança”.

Alex Chiodi encerrou o debate destacando que os uniformes aumentam a sensação de pertencimento dos estudantes e sua autoestima; e o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), encerrou o debate parabenizando os vereadores pelo debate se colocando à disposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *