Novo golpe que circula no WhatsApp oferece passagens aéreas gratuitas

Um novo golpe que circula no WhatsApp já gerou mais de 31 mil ciberataques nesta terça-feira, dia 10. Os criminosos se utilizam indevidamente da marca da companhia aérea GOL para oferecer duas passagens aéreas gratuitas. Ao clicar, o usuário acessa uma página na qual há uma pesquisa que precisa ser respondida antes do acesso à “promoção”.

Ao longo do processo, a pessoa vê um contador que informa o número de passagens que ainda estão disponíveis e que vai decrescendo com o tempo para gerar uma sensação de urgência do preenchimento.

Independentemente das respostas, o usuário é direcionado para uma página na qual é incentivado a compartilhar com 30 amigos ou grupos do WhatsApp. O texto afirma que após o compartilhamento o usuário poderá resgatar as passagens, que serão enviadas por e-mail em até dois dias. Ao final, há ainda uma falsa seção de comentários com pessoas que teriam conseguido sacado o benefício.

Para não cair em ameaças como essa, a empresa de cibersegurança PSafe afirma que é preciso adotar medidas de segurança, como sempre checar se o link é verdadeiro ou não. O site da empresa (clique aqui para acessar) disponibiliza esse tipo de verificação.

Nota GOL

A GOL orienta seus clientes a não clicarem em mensagens de origem duvidosa, fora do padrão, com erros de ortografia, ofertas de prêmios em milhas e, principalmente, pedindo a confirmação de dados cadastrais. A companhia reitera que preza pela segurança da informação em todos os seus canais de relacionamento. A fonte original e confiável é o site da GOL. Em caso de dúvidas, o ideal é procurar imediatamente a Central de Atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *