Prefeitura de Contagem vai lançar Selo de Integridade para empresas

Com o objetivo de fomentar uma cultura de integridade, prevenir a corrupção e promover a ética nas relações com as empresas privadas, a Prefeitura de Contagem, por meio da Controladoria Geral, lançará em  agosto o Selo de Integridade de Contagem. O evento será realizado no dia 14 e vai ocorrer no auditório do Centro das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Ciemg) e conta com a parceria da OAB/Contagem; Ciemg/Fiemg; CDL Contagem; Nova Faculdade; Sebrae; Acic e Proiso.

As inscrições para participar do evento de lançamento do Selo de Integridade de Contagem já estão disponíveis, clique aqui para fazer a sua.

Após o lançamento, as empresas interessadas poderão participar do processo de avaliação por meio de um questionário de integridade, que estará disponível em plataforma online no período de 15/08 a 19/10.

O Selo de Integridade de Contagem será concedido às empresas aprovadas na avaliação no dia 11 de dezembro deste ano, data em que se comemora o Dia Internacional de Combate à Corrupção. Os resultados serão divulgados no dia 30 de novembro.

Selo é inédito

Inédita em nível municipal, a concessão do Selo de Integridade de Contagem às empresas tem inspiração no projeto empresa Pró Ética do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), sendo que a Controladoria-Geral de Contagem desenvolveu uma metodologia e requisitos próprios, voltados para a realidade municipal, inclusive para micro e pequenas empresas.

O selo faz parte do II Compliance, um programa de integridade iniciado pela Prefeitura em 2017. O objetivo geral do Compliance é fortalecer e monitorar empresas no cumprimento da legislação, em especial na Lei 12.846/14, também chamada de Lei da Empresa Limpa, garantindo a transparência e a boa reputação no mercado.

Segundo o controlador geral da Prefeitura, Weber Dias Oliveira, o Selo de Integridade de Contagem servirá para valorizar e divulgar o nome das empresas que adotam medidas de integridade como: possuir canais de comunicação e recebimento de denúncias; seguir um código de ética e de conduta; praticar ações de responsabilidade social e/ou ambiental, entre outras. Além de servir para reduzir eventuais multas aplicadas nos termos legais.

Confira a Programação do evento de lançamento do Selo de Integridade

Participam os palestrantes:  João Paulo de Lima (Fiat Automóveis); Vivian Andrade (Unimed BH) e Weber Dias (Controlador-geral da Prefeitura de Contagem). As inscrições são gratuitas com vagas limitadas.

8h30 – Credenciamento/ Café de boas vindas
9h20 – Abertura –  Pequenas atitudes que geram grandes mudanças
9h40 – Palestra – A experiência de Implantação de um Programa de Compliance
10h40 – Palestra – O Compliance e suas vantagens no mercado
11h30 – Como obter o Selo de Integridade
11h45 – Apoio e suporte às empresas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *