Comunidade dos Arturos de luto, morre o Mestre e Capitão Regente Seu Antônio

Mastros a meia altura, fardas encostadas e as alegrias dos festejos, temporariamente, dão lugar ao sentimento de perda com o falecimento de Antônio Maria da Silva, Seu Antônio, Mestre de Tradições Culturais e Capitão Regente de Reinado da Comunidade Quilombola dos Arturos, neste dia 20. “Hoje os tambores dos Arturos se calam com a perda inestimável do mestre Seu Antônio”, disse Jorge Antônio, genro de Seu Antônio e diretor Social da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, que representa juridicamente, a Comunidade dos Arturos.

De acordo com Jorge Antônio faltam palavras para retratar o sentimento de tristeza que tomou conta da Comunidade com a notícia de falecimento do mestre. Afinal, Seu Antônio era ao lado do irmão Mário Braz da Luz, os únicos filhos vivos do fundador da Comunidade Arthur Camilo Silvério e Carmelinda Maria da Silva.

“Seu Antônio é uma das raízes formadoras de uma grande árvore, que hoje perde mais uma de suas folhas”, e completa: “Ele era mestre de Batuque, Folia, Culturas e Tradições, Capitão Regente do Congado, a frente da Festado João do Mato, era pai e chefe de família que parti deixando um legado de respeito e fé”, pontuou Jorge.

Seu Antônio morre aos 83 anos, deixando oito filhos, além de netos. Ele foi reconhecido como Mestre de Culturas Populares pelo Ministério da Cultura Tpitulo que não possíua por acaso, pois Seu Antônio se preocupava muito com a continuidade e preservação das tradições religiosas culturais e expressão de fé.

O prefeito de Contagem, Alex de Freitas e o vice William Barreiro soltaram uma nota manifestando tamanho pesar pelo falecimento de Seu Antônio. Em nome de todos os servidores municipais se solidarizam com a família e Comunidade em luto.

O velório está previsto para ser iniciado às 17h na capela da Comunidade dos Arturos, na rua Capelinha, 50, bairro Jardim Vera Cruz, em Contagem

Comunidade

A Comunidade dos Arturos vem há mais de 100 anos, com sua cultura expressiva e forte religiosidade manifestando culto à Nossa Senhora do Rosário nas festas do Congado. A Comunidade fica em seis hectares de terra no povoado Domingos Pereira, hoje Jardim Vera Cruz, em Contagem. Os Arturos é um grupo familiar que reside em propriedade coletiva no município de Contagem. Durante todo o ano realizam diversas festas como 13 de Maio – Abolição da Escravatura, Festa de Nossa Senhora do Rosário (outubro), João do Mato e Folia de Reis (dezembro), além do candombe e batuque nas festas de casamento, aniversários e batizados.

A comunidade dos Arturos é representada juridicamente pela Irmandade Nossa Senhora do Rosário de Contagem que tem como função fundamental: tratar dos assuntos referentes à comunidade, sobretudo da organização das festas realizadas. Ela foi fundada em 1972 e compõe-se das referidas guardas de Congo e Moçambique.

As festas na comunidade dos Arturos têm início no dia 6 de janeiro com a Folia dos Santos Reis. Na Segunda semana de maio em comemoração da abolição da escravatura a Irmandade recebe um grande número de visitantes e inúmeras guardas convidadas da Capital e do interior de Minas.

O mesmo ocorre em 08 de outubro que é a grande Festa de Nossa Senhora do Rosário. No dia 15 de dezembro tem lugar a festa do João do Mato. O encerramento das festividades ocorre em 25 de dezembro, quando o rei visita os presépios das casas dos Arturos e dos bairros vizinhos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *