Colégio Novos Tempos é campeão estadual no vôlei de quadra e praia feminino da Etapa Estadual do JEMG/2018

As estudantes/atletas das equipes de vôlei feminino de quadra e dupla de praia do Colégio Novos Tempos são as campeãs nas respectivas categorias da Etapa Estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG/2018), disputada na cidade de Uberaba, de 30 de julho a 4 de agosto.

De forma inédita, as meninas, garantiram a classificação para os Jogos Escolares da Juventude (Brasileiro), competição realizada pelo COB que será disputada em Natal, Rio Grande do Norte, de 12 a 25 de novembro.

Como não bastasse o inédito feito da meninas, o Colégio Novos Tempos foi a única escola da cidade a ter um competidor na modalidade da natação, o estudante/atleta Renzzo Silva Rocha, que ficou em 4º lugar nado-peito e 5º colocado no 50 metros livre.

O Colégio Novos Tempos mais uma vez demonstra todo seu incentivo a pratica do esporte, como uma ferramenta aliada do ensino pedagógico e experiência para a vida dos praticantes. O professor e técnico  de vôlei do Novos Tempos, Thomaz Henrique, explica que os resultados vieram dentro de um planejamento de trabalho, que iniciou em 2013, mas ainda não está por todo alcançado.  O técnico confessa que os títulos estaduais vieram, antes  do tempo programado, porém, a surpresa não diminui a importância do feito, pelo contrário demonstra que o planejamento está no caminho certo.

“O título veio por meio de uma série de coisas, claro que o empenho de todas as atletas foi super importante, mas além disso tem o esforço nos treinamentos, que fizeram a diferença”, e completa: “o suporte dado pelo Colégio Novos Tempos, também, foi um diferencial, pois a escola acreditou no projeto e estamos ai com o resultado positivo e não posso esquecer o papel fundamental dos pais e familiares das estudantes, que também compreenderam nosso objetivo”, disse Thomaz.

Quadra

No total, oito equipes disputaram a modalidade de voleibol (quadra) feminino módulo I, em duas chaves. Assim, as meninas do Novos Tempos tiveram que enfrentar três equipes do Grupo B: E.M. Zara de Paula (Arantina); E.E. Coronel Elpídio Alves (Salto da Divisa) e E.E. Caliméria Silveira (Ibituruna de Minas).

A primeira partida das garotas de Contagem, foi no dia 30 de julho, diante o time da E.E. Caliméria Silveira (Ibituruna de Minas). O time do Novos Tempos venceu o jogo por 2xO set’s, com parciais de 25×8/ 25×17. No dia primeiro de agosto, o desafio foi superar a equipe da E.E. Coronel Elpídio (Salto da Divisa), que não apresentou muitas dificuldades para as estudantes de Contagem. O placar foi 2×0 para o Novos Tempos, com parciais de 25×06/ 25×10.

Já na terceira partida do chaveamento, as meninas do Novos Tempos encontraram um pouco mais de dificuldade para vencer a equipe da E. M. Zara de Paula (Arantina) 2×1. Foi o único set perdido pela equipe em toda a competição. As parciais foram de 25×09/ 12×25/ 06×15.

Desta maneira, as garotas do Novos Tempos se classificaram para a semifinal, em primeiro lugar do grupo B. Assim, o time de Contagem enfrentou a equipe do Colégio Santa Dorotéia (BH) e venceu as adversárias por 2×0. As parciais foi um duplo 25×18/25×18.

A final do voleibol feminino módulo I foi entre Novos Tempos e Colégio Nacional (Uberlândia). E como já sabemos, as jogadoras de Contagem não fizeram feio e venceram as adversárias por 2×0, com parciais de 25×16 e 25×10.A equipe de vólei de quadra do Novos Tempos é formada pelas estudantes/atletas: Ana Clara Fabris, Ana Clara Zaneti, Clara Magalhães, Geovanna Paula, Isabella Alves, Júlia Buzette, Julia Furrier, Júlia Oliveira, Julia Rocha, Livia Gonçalves, Nicole Fernandes e Thabata Graziele.

Praia

Já no vôlei de praia feminino modulo II, a dupla do Novos Tempos formada pelas estudantes Emanuely Pereira e Izadora Miranda, repetiu o sucesso da equipe de quadra do colégio, além de perder só um set em toda a competição. No primeiro jogo a dupla venceu 2×0 a equipe do Colégio Batista Mineiro (BH).

O segundo jogo as meninas superaram as atletas da E.E. Professor Soares(Barbacena) por 2×0. No terceiro jogo enfrentou a dupla do Colégio Ibituruna (Governador Valadares) e venceu a partida por 2×0.

Na final, a dupla de Contagem voltou a enfrentar a dupla da E.E. Professor Soares Ferreira (Barbacena). Numa partida bem disputada as garotas do Novos Tempos venceram a final por 2×1, com parciais de 21×17/ 20×22/ 15×12.

A comissão técnica que acompanhou as estudantes/atletas do Novos Tempos em Uberaba foi formada pelos educadores: Thomaz Henrique, Carlos Diniz, SolangeTurbino, Inácio Maia e Maria Eduarda Fontes.

Jogos Escolares

Os Jogos Escolares da Juventude serão disputados em novo formato em 2018. Após as visitas de inspeção nas cidades candidatas, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) definiu que as etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas, serão realizadas nas cidades de Natal (RN), Manaus (AM) e Joinville (SC).

E definiu também que Natal sediará a etapa nacional, reunindo mais de seis mil atletas das categorias 12 a 14 e 15 a 17 anos. De acordo com o COB, o novo formato gerará uma redução orçamentária de aproximadamente 30% em relação aos anos anteriores.

A fase nacional em Natal será disputada entre 12 e 25 de novembro e terá 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *