HyperLoopTT e UNA dão início ao projeto Contagem 4.0

Que comece o desafio! Desenvolver um projeto que otimize o sistema de mobilidade urbana de Contagem e revolucione a área de transportes de passageiros e de carga será a missão dos alunos das diversas áreas da Engenharia e da Arquitetura do Centro Universitário UNA/Contagem, juntamente com os técnicos da multinacional Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT).

Na noite de terça-feira (23), eles estiveram reunidos com autoridades municipais no Centro de Memória do Trabalhador da Indústria, no bairro JK, em Contagem, para a inauguração do Centro Global de Inovação e Logística – o quarto polo de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Hyperloop no mundo e o único dedicado ao desenvolvimento da tecnologia para o transporte de carga. Os outros três centros estão sediados nas cidades Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Los Angeles (Estados Unidos) e Toulouse (França).

Na ocasião, foi realizada uma roda de conversa, mediada pela professora e coordenadora do curso de arquitetura e do curso de design de interiores da UNA, Izabela Zennaro, com a participação do coordenador da Assessoria de Assuntos Institucionais e Internacionais da Prefeitura, Igor Tameirão, do presidente do Conselho da Ânima Educação, Daniel Castanho, e do especialista em inovação da HyperloopTT, Allan Moura.

O evento teve dupla comemoração, uma vez que além da inauguração do novo Centro de Inovação, naquele mesmo dia foi aprovado em 2º turno, pela Câmara Municipal de Contagem, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 019/2018, conhecido como Lei da Inovação.

A missão

Chamado de Contagem 4.0, o projeto se dá acerca de um sistema de transporte de passageiros e cargas por meio de cápsulas que se movem dentro de tubos metálicos com ar de baixa pressão. “Quem escuta falar do projeto pela primeira vez, pode não entender como ele poderia ser viável e porque o seria justo em Contagem. Mas a escolha do nosso Município, dentre cidades de outros 140 países não se deu por acaso. Ela aconteceu após a HyperloopTT tomar conhecimento da Política de Inovação da Atual Gestão à frente do Município. Já a viabilidade ficou por conta das Parcerias Público-Privadas (PPPs), que vão gerar um investimento de cerca de R$ 26 milhões”, explicou Igor Tameirão, durante a abertura da sua apresentação sobre o trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo na área de Assuntos Institucionais e Internacionais.

Política de Inovação

Ao apresentar a Política de Inovação da Administração Municipal, Tameirão explicou como Contagem está se tornando uma cidade conhecida e reconhecida internacionalmente. “Temos conversado e trocado experiências sobre desenvolvimentos sustentável, inovação, educação e bem estar da população com Grã-Bretanha, Canadá, China, Japão, Chile, França, África do Sul, Israel, Finlândia, Estados Unidos, Singapura e Suíça, por meio da paradiplomacia, um formato objetivo e direto de trazer a experiência internacional para dentro das cidades, sem passar pela burocracia do Itamaraty”, disse o coordenador, que demonstrou vários passos traçados pela Atual Gestão Municipal dentro desse Plano. Veja alguns deles:

  • FINLÂNDIA – Intercâmbio de modelo pedagógico a ser implantado nas escolas de tempo integral (2017)
  • CORK – Prêmio Learning Cities da UNESCO: Contagem recebeu o prêmio de projeto de educação de cidade de aprendizagem (2017)
  • SORBONNE – Aula Magna dada pelo Prefeito Alex de Freitas sobre gestão pública (2017)
  • JIAXING – Missão Internacional em Jiaxing/China para estabelecer um novo acordo de irmandade entre as duas cidades (2017)
  • ANGOL – Recepção da delegação de diplomatas e empresários de Angol – Chile. Estabelecimento de parceria econômica entre empresas de ambas as cidades e realização da assinatura do Protocolo de Intenções (2018)
  • HYPERLOOP – Atração da empresa mais inovadora do mundo na área de trasporte e logística e a criação do Centro Global de Logística da Hyperloop Transportation Technologies, XO² (2018)
  • ÁFRICA DO SUL – Recepção do Consulado Geral da África do Sul, com o objetivo de estabelecer parcerias econômicas e acordo de irmandade (2018)

O diretor de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferraz, complementou a apresentação de Tameirão, explicando que faz parte da Política de Inovação de Contagem medidas de incentivo às atividades tecnológicas e de inovação para promover o desenvolvimento econômico e melhorar os serviços públicos; internacionalizar o mercado e a mão de obra contagense; aumentar a arrecadação pública em médio e longo prazo; inaugurar novos empreendimentos tecnológicos para a cidade; gerar emprego e distribuir renda; e criar parcerias não onerosas.

O subsecretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Roberto Garbazza, também esteve presente ao evento.

Investimentos

Para viabilizar tão ousada e inovadora política, a Gestão Municipal já está em negociação com outros organismos internacionais, além da HyperloopTT, como a United States Agency (USAID), o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a holding Mumtalakat Company, a Agence Française de Developpement (AFD), o Japan Bank for International Cooperation (JBIC), o Canadian International Development Agency, a ONG japonesa Japan International Cooperation Agency – JICA e a norte-americana Amazon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *