2º Batalhão de Policiamento Especializado comemora 20 anos

O 2º Batalhão de Policiamento Especializado (BPE) da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) comemorou nessa quinta-feira, dia 22, os 20 anos de fundação com uma solenidade realizada no auditório da PUC Minas Contagem. Autoridades, policiais da ativa e da reserva foram homenageados pelos serviços prestados à corporação nesses anos. Também foram apresentados pelo Comando Geral da PMMG os indicadores operacionais do batalhão que apontaram avanços significativos em relação ao ano passado.

O prefeito de Contagem, Alex de Freitas, foi uma das autoridades homenageadas pelo 2º BPE. “Recebo com muita honra, humildade e admiração cada vez maior por essa corporação e de maneira especial por esse Batalhão que tantas contribuições tem dado ao estado de Minas Gerais e a cidade de Contagem. Na medalha que me ofereceram está escrito que o segredo do sucesso é a firmeza no propósito. Esse é um exemplo para cada um de nós seguirmos na vida, principalmente essa brilhante corporação que tem compromisso com a causa e com farda que vestem e a sociedade a que servem. Estou muito feliz de prestar essa homenagem a toda corporação da Polícia Militar especialmente ao 2º Batalhão de Policiamento Especializado”, ressaltou o prefeito.

Os indicadores operacionais deste ano apontaram a retirada de 991 armas de fogos de circulação aumentando em 85% o índice de apreensão em relação ao ano de 2017; a prisão de 1683 infratores, retirando-os do convívio da sociedade; apreensão de mais de 4 toneladas de drogas; recuperação de 140 veículos roubados e realização de mais de 600 operações de repressão qualificada focadas no combate à criminalidade violenta. Esse resultado é somado pela atuação nos 18 municípios atendidos pelo 2º BPE na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo o comandante do 2º BPE, Othon Jacome, a corporação tem um recurso reduzido para atender todos os 18 municípios, mas isso é compensado com a capacitação e treinamento dos policiais e colocando os homens no lugar certo, de acordo com as estatísticas criminais. “Com isso a gente vai conseguindo os resultados apresentados. Hoje em dia se não usarmos essa gestão estratégica não conseguimos atender a demanda da população. A PM tem que estar se atualizando a todo momento para prestar o melhor serviço e é assim que o 2º BPE tem atuado nesses 20 anos”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *