Vereador Zé Antônio participa de Encontro da Consciência Negra – Que Contagem quebre as Correntes

O vereador Zé Antônio do Hospital Santa Helena (PT) esteve presente no último dia 27 no encontro da Consciência Negra Realizada pela Câmara Municipal de Contagem. O vereador é o autor do projeto que instituiu o dia 20 de novembro como feriado, pelo “Dia da Consciência Negra no Município”, com a justificativa  desta data caracterizar um marco de luta sobre o racismo, além de ser o dia que se lembra a morte de um dos maiores defensores dos direitos de todos os escravos, Zumbi dos Palmares.

Em sua fala no evento, o vereador Zé Antônio (PT) destacou as dificuldades que o povo negro enfrenta nos dias atuais, não apenas pelo preconceito, mas também pela falta de oportunidades e reafirmou a sua luta pela igualdade dos direitos, reforçando a justificativa por ter feito o projeto de Lei 4.701, de 16 de dezembro de 2014, em requer o dia 20 de novembro, o dia da Consciência Negra feriado.

Evento

A Câmara Municipal de Contagem, por meio da Escola do Legislativo, realizou no último dia 29, o Encontro da Consciência Negra – Que Contagem Quebre as Correntes. O evento aconteceu na Igreja São Gonçalo e no Espaço Popular.

Para valorizar a cultura da população negra e contribuir com a promoção e proteção de seus direitos, uma encenação traduzindo a realidade da escravidão foi apresentada pelos membros da Comunidade Quilombola dos Arturos e da Irmandade do Rosário – Os Ciriacos, dando início ao encontro.

A Missa Conga, celebrada pelo padre José Fernando, deu continuidade ao evento com reflexões sobre liberdade, amor ao próximo e, principalmente, igualdade entre os povos. “Essa é uma luta de todos, pois Deus nos criou na igualdade. Precisamos nos unir contra tudo que aprisiona”, alertou o pároco, que parabenizou a iniciativa da Câmara de Contagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *