Encerramento do Ciclo de Folia de Reis e Dia de São Sebastião é celebrado em Contagem

Foto Ronaldo Leandro

A Comunidade Quilombola dos Arturos promoveu, mais uma vez, a Folia de Reis, com início dia 24 de dezembro e encerramento no último domingo (20), comemorando também o Dia de São Sebastião. As festividades iniciaram com café da manhã comunitário e em seguida a visita dos foliões nas casas das pessoas que os convidaram. Quem esteve presente no evento também se deliciou com um almoço comunitário e presenciou a celebração eucarística e a solenidade de encerramento do Ciclo de Folia de Reis.

“Para a comunidade dos Arturos, esse é mais um grande momento que se preserva uma das maiores manifestações culturais mantidas por ela. A comunidade mantém várias atividades tradicionais da descendência afro como o candombe, congado, batuque, festa do João do Mato, Folia de Reis e as atividades artísticas do grupo Filhos de Zambi. Dentre essas atividades, a Folia de Reis é uma das mais populares e conhecida pela comunidade. Para nós é uma honra muito grande de poder manter e levar para a sociedade de modo em geral, porque é um momento em que estamos dando continuidade a um legado de um povo que foi escravizado e resistiu a toda opressão e manteve suas manifestações culturais”, disse o superintendente de Políticas para Promoção de Igualdade Racial, Jorge Antônio dos Santos.

Folia de Reis

Há várias décadas a Comunidade dos Arturos realiza da forma mais tradicional a Folia de Reis. Ela inicia no dia 24 de dezembro com a Folia de Santo Reis e passa a temporada até dia 6 de janeiro, visitando as residências dentro e fora do município. No dia 6 de janeiro há uma festividade na comunidade com entrega da bandeira de Santos Reis e início da caminhada da folia de São Sebastião. Dia 20 de janeiro comemora-se o dia de São Sebastião também festejado com folia de reis, tendo o encerramento de ambos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *