Assembleia Legislativa de Minas: deputados tomam posse dia 1º

Foto Arquivo/Wilson Dias/Agência Brasil

Cerca de 1.700 pessoas devem acompanhar a posse dos deputados eleitos para a 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em solenidade na sexta-feira do dia 1º de fevereiro de 2019.

A Reunião Preparatória terá início às 14 horas, no Plenário, e será acompanhada por prefeitos, presidentes de câmaras municipais, deputados federais, autoridades do Estado, convidados e familiares dos parlamentares. Logo após, será eleita a Mesa da Assembleia para o primeiro biênio.
A cerimônia de posse começa às 13h30, com a entrada solene dos deputados, por um corredor formado pelos Dragões da Inconfidência, grupamento de honra da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (Hall das Bandeiras), ao som da banda do Centro de Atividades Musicais desta corporação.
Em seguida, os parlamentares serão recepcionados por prefeitos e presidentes de câmaras e receberão os cumprimentos de representantes dos outros Poderes (Executivo e Judiciário).
Os deputados seguirão então para o Plenário para prestar o juramento e consolidar a posse no mandato. A reunião será presidida pelo deputado mais idoso, no caso, Hely Tarqüínio (PV), 78 anos, que foi eleito para seu sétimo mandato. Antes do ato, será executado o Hino Nacional Brasileiro.
Depois dos juramentos, será declarada a instalação da 19ª Legislatura (2019/2023) e de sua 1ª Sessão Legislativa Ordinária (primeiro ano de trabalho). Nesse momento, é feita a leitura da mensagem do governador Romeu Zema, seguida de uma apresentação musical.

Eleição da Mesa
Após a posse, terá início a eleição da Mesa da Assembleia. São designados os escrutinadores e anunciadas as chapas ou candidaturas avulsas registradas. Primeiro, os deputados vão escolher o novo presidente e, depois, os representantes para os demais cargos – três vice-presidentes e três secretários. A posse é feita imediatamente após a apuração, e o novo presidente faz um discurso para encerramento desta primeira reunião da nova legislatura.

Acesso
O acesso à ALMG será livre, excetuando-se as áreas restritas aos convidados (Plenário, Galerias e Espaço Democrático), onde serão apresentados cartões de identificação, que serão trocados por pulseiras. Os demais convidados ou cidadãos interessados em comparecer à posse poderão circular livremente pela Assembleia e ser recebidos nos gabinetes parlamentares.
A reunião será transmitida ao vivo pela TV Assembleia, pelo Portal da Assembleia e pela página da ALMG no Facebook.

Deputados Eleitos para a 19ª Legislatura (2019/2023)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *