Jovem do SENAI de Contagem disputa vaga na WorldSkills 2019

Foto Divulgação/Fiemg

Desde o dia 13 de janeiro, Marcos treina para a 45ª edição do torneio de marcenaria de estruturas, que ocorre entre os dias 22 e 27 de agosto, em Kazan, na Rússia.

O ano de 2017 foi determinante para o aluno do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Contagem (MG) Marcos Aurélio da Silva, de 18 anos, estar na maior competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills. Ele é finalista por uma vaga na ocupação de marcenaria de estruturas, mas antes, o jovem está em um período de treinamentos para a 45ª edição do torneio, que ocorre entre os dias 22 e 27 de agosto em Kazan, na Rússia.

A conquista de Marcos só começou após um convite da escola para disputar a Olimpíada do Conhecimento, em que ele ficou em 3º lugar na etapa escolar da competição. No mesmo ano, se formou no curso técnico de marcenaria pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Madeira e do Mobiliário Petrônio Machado Zica (CEDETEM). O jovem ganhou a etapa estadual do torneio em Ubá (MG), e depois de ficar em 1º lugar na etapa nacional, em Rio Branco-AC, o jovem garantiu vaga na equipe que treina para a WorldSkills.

A delegação brasileira será composta por 57 alunos do SENAI e mais outros seis do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). “Tudo que eu aprendi no curso é mais a parte industrial de como fazer os móveis. Eu não sabia nada de marcenaria, medidas, como usar as máquinas, essas coisas. Então, agora, consigo fazer tudo sozinho por causa do curso mesmo. Ensinam muita coisa da vida social também e como se comportar”, comenta Marcos.

O competidor acredita que na hora da prova é preciso manter o foco. “Por exemplo, no projeto eu não estou entendendo muito bem. Primeiro eu paro, pego o projeto e vou analisando, fazendo passo a passo. Se você se desesperar, acaba fazendo errado. Tem que ter calma”, explica o competidor.

Marcos se orgulha de poder participar da WorldSkills. “É uma honra, porque não é todo mundo que tem essa oportunidade de falar ‘eu represento o Brasil’. É uma responsabilidade muito grande também”, vibra.

Treinamentos

Durante o período de treinamentos, os jovens competidores recebem alimentação, hospedagem e transporte local. Eles vão estar em Porto Alegre (RS), Joinville (SC), Belo Horizonte (MG), Belém (PA) e também em três unidades de Brasília (DF): Taguatinga, Gama e no Setor de Indústrias Gráficas.

O gestor do projeto Brasil Kazan, José Luís Gonçalves Leitão, conta como funciona a avaliação dos competidores durante as provas.“Nós trabalhamos habilidades e competências de cada uma das profissões. Por exemplo, o pedreiro e o pintor. Ao final, são aplicadas provas. E aí eles são avaliados por essas habilidades de acordo com alguns critérios de padrões internacionais”, expõe.

Na opinião do diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, o país tem forte potencial em educação profissional. “O Brasil tem sido representado pelo SENAI e pelo Senac, que tem as ocupações mais da área do comércio e serviços, e fica sempre entre os primeiros colocados”, afirma.

Conheça a WorldSkills

A WorldSkills é realizada a cada dois anos com os melhores alunos de países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul para disputarem medalhas em modalidades, de acordo com as profissões técnicas da indústria e do setor de serviços. Os jovens competidores vão ter de demonstrar habilidades individuais e coletivas para concluírem os desafios de suas ocupações dentro de seis horas.

Se ganhar uma vaga na equipe brasileira, durante os quatro dias de competição, Marcos e os demais competidores terão, no máximo, 22 horas para entregarem os projetos. Em 18 participações, o Brasil já acumulou 136 medalhas. A melhor participação brasileira na história foi em São Paulo, em 2015. Com 27 medalhas, a equipe ficou em primeiro no ranking por países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *