Conheça mais sobre as Unidades de Pronto Atendimento UPAs

Foto Adelcio Ramos Barbosa

As UPAs atendem a urgências e emergências, funcionam 24 horas por dia e recebem demandas espontâneas dos usuários. A rede SUS/Contagem possui cinco UPAs. Ao todo, o ano de 2018 registrou uma média diária de cerca de mil atendimentos de urgência e emergência.

Em janeiro de 2017, a atual gestão encontrou Unidades de Pronto Atendimento (UPA) sem manutenção predial preventiva e corretiva e salas de emergência sem equipamentos essenciais, como monitor e desfibrilador. Havia equipamentos médico-hospitalares, como eletrocardiógrafo, monitores, raios X e desfibriladores sem manutenção e equipes desfalcadas de médicos, enfermeiros, técnicos, porteiros e recepcionistas. Havia problemas na higienização dessas unidades. A estrutura predial estava danificada. Além disso, havia pendências junto ao Ministério da Saúde para manutenção do custeio das UPAs e alvarás sanitários vencidos e/ou não emitidos. É preciso destacar, por fim, que não havia um monitoramento sistemático de atendimento das UPAs.

Ao longo de quase dois anos de gestão, foi possível obter avanços que possibilitaram, por exemplo, o aumento dos repasses de recursos federal e estadual para custeio de UPAs e a organização do processo de faturamento das unidades. A gestão também promoveu capacitações de funcionários para o preenchimento de informações relativas ao faturamento e possibilitou uma melhora na qualidade das informações lançadas nos sistemas de informação do Ministério da Saúde. Essas qualificações possibilitaram ainda aferições mais fidedignas dos atendimentos e procedimentos realizados nas UPAs do município.

O superintendente da Superintendência de Urgência e Emergência (Surg) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Flávio Luiz dos Santos, ressalta que, desde que a Organização Social Instituto de Gestão e Humanização (IGH) efetivamente assumiu a gestão das UPAs, em 7 de janeiro, houve mais ampliações nos serviços ofertados nas UPAs. “Alguns desses serviços tiveram início imediato, tais como serviço social e nutricionista em todas UPAs, o que não havia, e a implantação do sistema de informatização com prontuário eletrônico em todas as UPAs, atendendo a uma demanda antiga dos servidores”, afirma Flávio dos Santos.

Outros destaques de 2018

Escalas multiprofissionais completas

Preenchimento de 100% da escala multiprofissional que contempla médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de raios x, administrativos, funcionários da limpeza e demais envolvidos na prestação dos serviços.

Salas de urgência (sala vermelha)

Reestruturação dos leitos de emergência das UPAs, com disponibilização de monitores, respiradores (ventiladores mecânicos), desfibrilador/cardioversor e demais equipamentos necessários ao atendimento de emergência.

Estágios

Aumento da parceria com universidades/faculdades de Contagem e região para ampliação do campo de estágio de medicina e enfermagem, além de alinhamento das contrapartidas para a gestão dos serviços.

Residência Médica e Multiprofissional

Abertura de campos para residência médica e multiprofissional no SAMU 192 e UPA 24h.

Manutenção predial e de equipamentos

Garantia de manutenção predial e manutenção nos equipamentos de urgência e emergência, com a realização de notificações das empresas prestadoras quando necessário, para o correto cumprimento do contrato.

Capacitações

Oferta de cursos estratégicos voltados a profissionais da rede SUS/Contagem para capacitação em atendimentos de urgência e emergência, como o curso Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS).

Quando procurar atendimento nas UPAs

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) têm o objetivo de atender a urgências e emergências em saúde. Esses equipamentos funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, em sistema de “porta aberta”, situação em que a unidade recebe demandas espontâneas dos usuários. Além disso, quando uma pessoa é examinada em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e é constatada a necessidade de um atendimento emergencial ou de maior complexidade, a UPA é a unidade que recebe o paciente.

As urgências são os casos que exigem atendimento rápido, em tempo oportuno e no local mais adequado. As emergências são as situações em que é grande o risco de morte imediata ou de lesão permanente, como nas paradas cardiorrespiratórias, infartos, traumas na cabeça e outros.

As UPAs contam com uma equipe multiprofissional composta por médicos (clínico, cirurgião, ortopedista e/ou pediatra), equipe de enfermagem, administrativos e outros profissionais.

As pessoas devem buscar o atendimento nas UPAs em situações como cortes profundos e fraturas, sangramentos que não param, suspeitas de infarto e derrame, perda de consciência, dores com início rápido e fortes, picadas ou mordidas de animais peçonhentos, desmaios e crises convulsivas.

O acolhimento dos pacientes nas UPAs é feito conforme Protocolo de Manchester, padronizado em todo estado de Minas Gerais, para que os atendimentos sejam priorizados de acordo com os níveis de risco que o paciente apresenta.

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