2ºBBM realiza plantão operacional composto 100% por mulheres

Foto Samuel Matos

No mês da mulher, corporação aposta na força feminina. Militares mulheres, 19 ao todo, vieram de todas as guarnições do Corpo de Bombeiros de Contagem e atuaram nos atendimentos do plantão da manhã segunda até a manhã de terça-feira.

No contexto das celebrações do mês da mulher, o 2º Batalhão de Bombeiros Militares (2ºBBM) de Contagem promove um plantão operacional 100% formado por mulheres. Todas as ocorrências do plantão de 24 horas das 8 horas da manhã de segunda-feira, dia 25, às  8 horas da terça-feira, dia 26, forão atendidas por guarnições femininas, algo inédito para a Corporação.

Ao todo, 19 militares mulheres foram remanejadas, oriundas de todas as guarnições do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) de Contagem, para compor o plantão operacional exclusivamente formado pela força feminina. A iniciativa contou com o apoio do Major Luiz Henrique, comandante da unidade do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) de Contagem, que remanejou o efetivo para enaltecer a força feminina na Corporação.

“É uma forma de quebrar paradigmas, elevar a motivação das militares e demonstrar que o treinamento recebido as habilita para atuar em qualquer situação”, explica Samuel Matos, assessor na Defesa Civil de Contagem. O efetivo do CBMMG de Contagem é composto por aproximadamente 250 militares, e, desse, cerca de 10% é composto por mulheres (28 ao todo).

“Para nós, é uma questão de encorajamento, a gente vê que somos capazes de trabalhar e isso fortalece o nosso espírito de bombeiro. É, enfim, uma oportunidade de vermos que somos capazes e de mostrarmos a que viemos”, diz a capitã Thaise Rodrigues Rocha.

Para a Tenente Ághata Iolanda da Silva, a oportunidade “constitui-se como uma forma de valorizarmos nosso trabalho e, principalmente, contribui para a quebra do preconceito tanto interno quanto externo. Recebemos o mesmo treinamento que os militares masculinos e somos capazes e competentes para desempenhar as mesmas atividades”, afirma a Tenente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *