Deputada Marília Campos fala dos impactos da reforma da previdência

Foto Divulgação

Na manhã desta quarta-feira, dia 27, a deputada estadual e presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Marília Campos, participou do seminário “Impactos da Reforma da Previdência na Vida das Mulheres”, na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Em sua fala, além de mostrar os inúmeros retrocessos que a reforma traz ao povo brasileiro, Marília lembra que a maioria dos beneficiários da previdência são mulheres, que serão as mais prejudicadas pela proposta do Governo Federal. Além disso, Marília parabenizou as vereadoras pela criação de uma Comissão de Mulheres e também lembrou que atualmente, a presidência da Câmara em Belo Horizonte é de uma mulher. Representaram a Frente de Mulheres da Câmara Municipal, as vereadoras Cida Falabela e Bella Gonlçalves.

 No debate, as participantes se esforçaram para contextualizar o impacto da Reforma na vida de todo o povo brasileiro, mas principalmente, de como isso mudará a vida das mulheres. Além de serem a maioria das beneficiárias, muitas mulheres já vivem do trabalho informal, sendo que 47% delas não possui carteira assinada e terá mais dificuldade de conseguir uma aposentadoria. Os impactos da reforma para a população rural e para os professores e professoras também foi destacado, assim como a proposta de uma “privatização” do sistema previdenciário brasileiro, nos moldes chilenos.

 “A Reforma da Previdência não é o que eles dizem ser: para defender os mais pobres, combater o privilégios. Ela tem eixos que retiram direitos principalmente da população de baixa renda e da classe média. Ela é uma reforma que privatiza a Previdência Social. Eles propõe mudar o regime para o regime de capitalização, que nada mais é do que uma poupança. Então ao invés de benefícios definidos como hoje, teremos uma poupança. Poupa mais quem tem mais, poupa menos, quem tem menos”, explica Marília Campos.

 Durante o seminário, alunos da Escola Municipal Hugo Werneck e mulheres do grupo de dança do Clube Oasis se apresentaram, chamando a atenção para a luta contra às violências e pelos direitos da mulher.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *