Grafites tornam Parque das Amendoeiras um museu de arte a céu aberto

Fotos Paulo Pereira

São muitos murais com grafite compondo a paisagem. A pista de skate e quadras de esporte completam a área de lazer, que ainda abriga uma horta comunitária

Os murais de grafite emoldurados pelo verde da natureza transformam o Parque das Amendoeiras, na regional Nacional, em uma espécie de museu de arte contemporânea a céu aberto. A pista de skate deixa o equipamento público propício ao encontro de jovens praticantes deste esporte radical. E para completar, uma horta comunitária que enche o espaço de vida: tem quiabo, salsão, almeirão, cana, tomate, cebolinha, serralha, bertalha, hortelã, pimenta, mandioca, couve, alface, banana, maracujá, chuchu, margaridas e rosas.

O parque fica aberto de terça-feira a domingo, das 7h às 21h, e é frequentado por cerca 300 pessoas todos os dias. Alex Miranda, de 20 anos, aproveita a parte mais relacionada à cultura urbana underground. Ele anda de skate desde os 16. Entre uma manobra e outra com o “carrinho”, termo popularizado para fazer referência à prancha com quatro rodas que simula movimentos de um surfista, o skatista afirma não ter medo de se machucar. “Depois de cair algumas vezes, a gente acaba acostumando”, diz.

A grama da área de lazer, que tem cerca de 18 mil metros quadrados, foi aparada recentemente. Pelo parque passa um curso d’água e a natureza caprichosa faz com que surja no local um ponto de afloramento do lençol freático, uma piscininha, quando chove muito. Entre os frequentadores do Amendoeiras estão moradores dos bairros Carajás, Nacional, Bom Jesus, Pedra Azul (1ª, 2ª e 3ª seções) e Nossa Senhora da Conceição, que também podem usufruir da quadra esportiva coberta, campinho e quadra de areia, vestiários, anfiteatro, Academia da Cidade e sala para cursos.

A comunidade, que abraçou a causa da conservação do parque, pode participar das oficinas e cursos livres ofertados no Amendoeiras. Às terças, quartas e sextas-feiras (das 8h30 às 10h) tem aula de ginástica do “Agita Contagem”. À tarde (das 14h às 17h), oficina de artesanato para a turma da Melhor Idade. Nas noites das terças e quintas-feiras (das 19h às 20h) tem o “Movimenta Conta-gem”, que chega a reunir até 100 pessoas. Terça à noite (das 19h às 21h) também é dia de capoeira para o público infantil.

Parceria

O gerente do parque, Ronaldo Soares, diz que a grama recentemente aparada é fruto de uma parceria com pessoas que frequentam o local. “Chegamos aqui em abril de 2018 e encontramos um lugar bastante degradado. Estamos cuidando da área, sempre em parceria com a comunidade, e o parque vem sendo gradativamente melhorado. Capinamos a área da frente do parque, onde o pessoal faz piquenique e as crianças brincam. A horta comunitária e os grafites também foram feitos por meio desta parceria”, afirma.

Quem apresenta a horta é Lúcia de Oliveira. Debaixo de um caramanchão onde se espicha um pé de chuchu ela conta que trabalha na manutenção do parque há oito meses e que foi plantando mudas de diversos tipos à medida que chegavam as doações da comunidade. “Fizemos essa horta comunitária e plantamos muitas flores”, destaca.

O superintendente de Parques, Praças e Jardins de Contagem, Alan da Cruz, reforça que o sentimento de pertencimento dos moradores do entorno é um dos diferenciais do Amendoeiras. “A população abraçou demais o parque, um dos motivos que fazem com que ele permaneça aberto até mais tarde”, destaca.

Serviço

Parque do Amendoeiras

Endereço: rua Turfa, 301, bairro Amendoeiras

Aberto de terça a domingo, das 7h às 21h

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *