Guarda Civil lança quatro bases móveis para reforço do combate à criminalidade

Foto Elias Ramos

Corporação de Contagem é a primeira de Minas a usar o equipamento para reforçar o patrulhamento nas ruas. As vans estão sendo equipadas com computadores e câmeras de vídeo com capacidade de registrar imagens em 360 graus em até três quilômetros de distância

A Guarda Civil de Contagem reforça o patrulhamento nas vias públicas com o lançamento de quatro bases móveis que vão rodar toda a cidade para coibir a criminalidade e dar mais segurança à população. O comandante da corporação, Levi Sampaio, destaca que o Programa Base Comunitária é pioneiro em Minas Gerais entre as forças municipais de segurança.

Os veículos foram adquiridos pela Prefeitura e já estão nas ruas, em fase de teste. As vans estão sendo equipadas com computadores e câmeras de vídeo com capacidade de registrar imagens em 360 graus em até três quilômetros de distância.

Segundo o comandante da Guarda Civil, em cada base vão atuar dois agentes, que vão monitorar uma viatura no patrulhamento da região onde a unidade móvel estiver estacionada. A atuação das bases móveis será interligada. Ou seja, elas estarão em contato permanente e todas as informações relacionadas ao patrulhamento e registro de ocorrências serão encaminhadas à Central de Operação da Guarda Civil de Contagem, que fica no Centro Integrado de Defesa Social (Cids).

Em caso de necessidade de reforço de agentes em determinada ocorrência, a Central de Operações enviará imediatamente viaturas ao local em que o delito for registrado. “Também haverá avaliação de dados para averiguar se o objetivo está sendo alcançado, se está ocorrendo redução do índice de criminalidade naquela comunidade”, explica Levi Sampaio.

O início da fase de testes foi acompanhado de perto pelo prefeito Alex de Freitas. Ele conferiu o funcionamento de uma base móvel estacionada na praça Presidente Tancredo Neves, bairro Camilo Alves, em frente à Prefeitura. Outros pontos que serão patrulhados neste primeiro momento são o Centro Comercial do Eldorado, a praça da Glória, a avenida Prefeito Gil Diniz, bairros do Petrolândia e as imediações do Centro Social Urbano (CSU) Amazonas.

As ocorrências registradas serão finalizadas nas delegacias de Polícia Civil mais próximas. “A meta é colaborar com a queda dos índices de criminalidade e aumentar a sensação de segurança das pessoas”, diz o comandante da Guarda.

Parceria

O trabalho ostensivo será em parceria com a Polícia Militar, que desde setembro de 2018 atua com 20 Bases de Segurança Comunitária em toda a cidade. Além de uma van, cada base da PM conta com duas motocicletas para o patrulhamento das vias públicas.

O objetivo é otimizar o atendimento prestado à população, aproximando a Polícia Militar dos contagenses. As bases funcionam das 14h às 23h30, com quatro policiais em cada uma. Além do videomonitoramento de pontos estratégicos, com grande movimentação de pessoas, nas vans é prestado atendimento ao público e feitos os Registros de Eventos de Defesa Social (Reds), antigos boletins de ocorrência.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *