Atendimento a pessoas com suspeita de infecções sexualmente transmissíveis

O objetivo é facilitar o acesso dos usuários à Profilaxia Pós-Exposição ao HIV.

A partir de agora, usuários que mantiveram relação sexual de risco em um período de até 72 horas e profissionais da rede que se acidentaram com material perfurocortante ou tiveram contato com material biológico poderão buscar atendimento em mais UPAs da cidade. Até então, esse atendimento era realizado apenas na UPA JK. Agora, as UPAs Petrolândia, Ressaca e Vargem das Flores passarão a oferecer o serviço.

A PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções e na realização de exames periódicos.

A oferta de atendimento em mais três UPAs é uma forma de facilitar o acesso dos usuários ao atendimento. “É ideal que o paciente comece a tomar a medicação em até 2 horas após a exposição de risco ao HIV e no máximo até 72 horas. Essas primeiras horas são essenciais para minimizar a possibilidade de uma contaminação. Quanto mais rápido o paciente procurar o atendimento, menor a chance de infecção”, destaca o coordenador do Programa IST/Aids e Hepatites Virais de Contagem, Paulo Henrique Teixeira.

Paulo Henrique Teixeira também acredita que, com a ampliação do atendimento, o número de novos casos de contaminação diminua no município. “Um paciente que mora em Nova Contagem, por exemplo, vai conseguir chegar à UPA da sua região mais rápido”, enfatizou.

Por mês, cerca de 20 pessoas procuram a UPA JK para fazer o exame. Durante a consulta, o usuário é acolhido e são realizados exames de testagem rápida específicos para essas infecções. Ele recebe os medicamentos e já tem sua consulta agendada no SAE (Serviço de Assistência Especializada) do Programa IST/Aids, onde será acompanhado por equipe multidisciplinar até o final do tratamento, que varia de 30 a 90 dias.

No município, 2.081 pessoas estão em tratamento, das quais 1.507 são portadoras de HIV. A PEP não substitui o uso de preservativo e não é indicada para todas as pessoas.

Mais atendimento

A partir de 24 de junho, Contagem entra para o pequeno grupo de cidades mineiras que oferecem o tratamento da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV), um novo método de prevenção à infecção pelo HIV. A PrEP consiste no consumo diário de um comprimido que impede que o vírus causador da Aids infecte o organismo antes de a pessoa ter contato com ele.

O acompanhamento é indicado para pessoas que tenham maior chance de entrar em contato com o HIV, como homens que fazem sexo com homens (HSH), pessoas trans e trabalhadores do sexo, além daqueles que frequentemente deixam de usar preservativo em suas relações sexuais e pessoas que têm relações sexuais sem proteção com alguém que seja HIV positivo e não esteja em tratamento.

Para o início do uso da medicação, é necessária a avaliação da equipe multidisciplinar do Programa IST/Aids. O acompanhamento será realizado no SAE do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, que se localiza no Centro de Consultas Especializadas (CCE) Iria Diniz. O endereço é avenida João César de Oliveira, 2.889, no bairro Eldorado, telefones: (31) 3198-7366 e (31) 3198-7374.

É importante lembrar que os CTAs (Centro de Testagem e Aconselhamento) do Programa IST/Aids oferecem a toda a população os exames de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais, gratuitamente, nos seguintes endereços: CTA Eldorado (avenida João César de Oliveira 2889, Eldorado, telefones 3198-7353 e 3198-7365) e CTA Ressaca (rua Rodrigues da Cunha 480, bairro São Joaquim).

m será a sexta cidade de Minas Gerais a oferecer esse tipo de acompanhamento. Atualmente, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Passos, Uberaba e Uberlândia oferecem a PrEP.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *