Muito cuidado: duas pessoas morreram de febre maculosa em Contagem

Doença é transmitida pelo carrapato-estrela infectado por uma bactéria – Foto Reprodução Internet

Dois moradores do bairro Vila Boa Vista que tiveram contato com o carrapato-estrela, parasita transmissor da febre maculosa, morreram.  Outras duas mortes são investigadas.

A Prefeitura de Contagem informa que está realizando ações de controle e prevenção do carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa. Dois moradores do bairro Vila Boa Vista que tiveram contato com o parasita no bairro Vila Boa Vista foram a óbito confirmados por febre maculosa e mais outros dois óbitos são suspeitos na região. Além disso, treze pessoas procuraram atendimento com sintomas da doença.

A população está recebendo orientações. Neste domingo, 2 de junho, equipes do Centro de Controle de Zoonoses fizeram um controle químico nas residências próximas aos locais notificados.

Orientamos também que donos de cães, gatos, cavalos e de outros animais que possam ser hospedeiros do carrapato-estrela, façam a vermifugação e banhos com produtos específicos, indicados pelo médico veterinário.

A febre maculosa é uma doença transmitida pelo carrapato-estrela infectado por uma bactéria. Para transmitir a doença, ele precisa ficar ao menos quatro horas fixado na pessoa. Se estiver em uma área onde o carrapato-estrela possa existir, examine o corpo a cada três horas, use roupas claras e compridas, coloque as barras da calça para dentro das meias e use sapatos fechados e de cano alto. O atraso no diagnóstico pode trazer complicações graves.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda alerta que ao primeiro sintoma da doença, como febre alta, dores no corpo, dor de cabeça, falta de apetite e desânimo, a pessoa deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima de casa.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *