Vereador Dr. Rubens Campos debate futuro de Vargem das Flores

Foto Divulgação

A vida útil da represa de Vargem das Flores, uma das principais fontes de abastecimento de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), pode chegar ao fim nos próximos 23 anos. Essa situação preocupante foi apresentada por técnicos da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), durante Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Contagem, em que foi apresentado aos vereadores e à população, estudo técnico realizado pela empresa.

Foto Divulgação

Para o vereador Dr. Rubens Campos, que participou da audiência, a situação é gravíssima e exige medidas urgentes. “O que vimos aqui hoje é muito preocupante. Além da grave situação quanto ao abastecimento de água em Contagem, precisamos urgentemente discutir todo o entorno da represa, o uso e ocupação do solo e a apropriação indevida dos terrenos às margens da água”, afirmou o parlamentar.

O evento contou com a participação de representantes da Copasa, da prefeitura de Contagem, do Governo do Estado, do legislativo municipal e de representantes da sociedade civil.

De acordo com o estudo técnico apresentado durante a reunião, foram apresentados diversos cenários quanto à vida útil da represa. No pior cenário, segundo o estudo, a vida útil da represa quanto ao abastecimento de água da RMBH teria fim nos próximos 23 anos. Num cenário mais otimista, e considerando que o município adote medidas protetivas à Vargem das Flores, seriam 73 anos de vida útil.

“As condições atuais são preocupantes e a necessidade do poder público intervir é urgente. É essencial que diversos atores da sociedade estejam envolvidos no processo de discussão e elaboração de políticas públicas que assegurem a devida importância e tratamento adequado de toda a área da Bacia de Vargem das Flores”, reiterou Dr. Rubens Campos.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *