Hospital Municipal de Contagem realiza captação de múltiplos órgãos para doação

Hospital Municipal de Contagem – Foto Fábio Silva

Essa é a terceira captação de múltiplos órgãos realizada no município neste ano

O Hospital Municipal de Contagem (HMC) José Lucas Filho realizou, na terça-feira, dia 23, mais uma captação de múltiplos órgãos para doação. O procedimento realizado pela equipe do MG Transplantes contou com um trabalho prévio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) juntamente com demais profissionais da unidade.

A doação dos múltiplos órgãos foi autorizada pela família de um paciente que teve morte encefálica confirmada na segunda-feira (22), no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital. “Com o gesto solidário da família outras pessoas serão beneficiadas”, explicou a enfermeira da CIHDOTT, Cynthia Oliveira de Souza.

A profissional esclarece que a captação de órgãos é um processo complexo que segue várias diretrizes para se concretizar e só se inicia após ter esgotado todos os recursos para salvar a vida do paciente doador. A intervenção para a retirada dos órgãos foi realizada no Bloco Cirúrgico do Hospital e durou cerca de três horas. Segundo a enfermeira Cynthia Oliviera, mesmo vivendo o momento delicado que é o luto, a família se sentiu confortada em saber que um pouco do familiar que eles perderam estará presente ajudando a outras pessoas.

Em 2019, o HMC fez a captação de três doadores de múltiplos órgãos (rins, córneas, fígado, pâncreas) e 13 de doações de tecidos oculares.

 Procedimento

A captação de órgãos acontece em pacientes com morte encefálica. O primeiro passo é investigar a causa da catástrofe neurológica para que se tenha um diagnóstico preciso do óbito. São feitos exames de imagem e clínicos complementares a esta etapa. O protocolo de morte encefálica é aberto visando seguir critérios para o real diagnóstico.

A doação de órgão é feita mediante autorização por escrita dos familiares. Todas essas atividades são acompanhadas pela CIHDOTT que repassa constantemente as informações para o MG Transplantes. Durante esse processo, a equipe multidisciplinar do CTI permanece assistindo ao paciente para que os órgãos continuem estáveis.

Regularmente são feitas capacitações na unidade para que os colaboradores entendam sobre as etapas e protocolos a serem seguidos nesta atividade que faz parte da assistência à saúde e da atuação ético-legal dos profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *