18º Batalhão de Polícia Militar apresenta resultados bastante positivos

Há 17 dias de comemorar seu 37ºaniversário, o 18ºBatalhão de Polícia Militar (18ºBPM) iniciou o mês de agosto com um encontro, quando o comandante da corporação, Tenente Coronel Maurício José de Oliveira, recebeu representantes de diversos setores da sociedade civil organizada, para apresentar a prestação de contas do primeiro semestre de 2019.

O evento, denominado “Encontro com o Comandante”, aconteceu em clima afável, com os participantes recepcionados com um café colonial ao som da viola de arco da musicista Ellen Polansky, de 16 anos, que acompanha o trabalho do batalhão com bastante entusiasmo.
Antes de iniciar os trabalhos, Ten. Cel. Maurício ressaltou a importância da união de esforços para alcançar a resposta positiva no trabalho da segurança pública.

18º em números
Iniciando a apresentação, o comandante afirmou que a articulação operacional desenvolvida pelo 18ºBatalhão proporcionou redução de 27% dos crimes violentos, destacando que esta redução é o melhor resultado dos últimos cinco anos. “Houve, ainda, redução de 62% dos homicídios (tentados e consumados), melhor resultados dos últimos dez anos, sendo que, para os homicídios contra vítimas de gênero feminino a redução foi de 70%, melhor resultado em sete anos”, pontuou, mostrando adiante os seguintes números: redução de 26% nas vítimas de roubo, 74% de redução dos assaltos a passageiros no transporte coletivo, 42% menos roubos a veículos automotores, redução de 12% nos assaltos a transeuntes, menos 33% de roubos a residências e no entorno da CEASA e 59% de redução de roubos de carga.
“Estes números são o fruto do trabalho abnegado e ininterrupto dos servidores militares que desenvolveram com eficiência 6.791 operações policiais. Foram presos 485 adultos, que representa aumento de 7%; 206 menores de idade apreendidos, cujo aumento é de 18% e cumprimento de 174 mandados de prisão”, destacou o comandante, acrescentando, que, neste período também foram apreendidas 241 armas de fogo, 6.502 pinos de cocaína, 5.323 pedras de crack, 10.201 buchas de maconha e 537 aparelhos celulares (apreendidos e recuperados).

Outras frentes
As Bases de Segurança Comunitárias efetuaram o registro de 2.740 ocorrências. “Além disso, aconteceram 468 reuniões comunitárias e 471 ações e operações em estabelecimentos de ensino, que contaram também com o Programa de Resistência às drogas e à Violência – Proerd, que com apenas dois instrutores atendeu cinco escolas e formou 539 alunos; a Transitolândia, que atendeu 18 escolas, 1.016 alunos, 131 adultos e fez três apresentações fora da unidade; e a Patrulha Escolar, que realizou com sucesso, o Torneio de Futsal “Integração pela Paz”, com a participação de 16 escolas e 160 alunos, dos quais alguns foram selecionados para assistirem um dos jogos da Copa América no Mineirão.
O 18° Batalhão promoveu, ainda, no semestre, o Primeiro Curso Tático Móvel da Unidade para 43 policiais, implantou a PATRAN – patrulha para atuação específica de trânsito, instituiu planos e ações para prevenir atentados a caixas-eletrônicos e ônibus coletivos, além do cerco e bloqueio na área de sua atuação. “O 18° Batalhão continua firme neste mister de levar segurança e aumentar a qualidade de vida a todos que vivem, convivem e trabalham sob nossa proteção”, finalizou o comandante Ten. Cel. Maurício, agradecendo o empenho e a presença de todos, que se comprometem com o mesmo propósito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *