Aluna da rede municipal de Contagem vai integrar Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Estudante foi selecionada durante o Festival da Dança de Joinville

Quando criança brincávamos de bombeiro, médico, cabeleireiras. Usávamos as tampas das panelas para imaginar um volante de caminhão. Ou transformar escovas de cabelo em microfone e cantarolar pela casa. Os sonhos de criança forjados pelas brincadeiras, muitas vezes travessuras, anunciavam a escolha de um futuro profissional. Eis que o sonho e a realidade se aproximaram e trouxeram para a vida da pequena Lara, uma grande história.

Lara Vitória dos Reis Ramos, a estudante de 13 anos da E.M. José Silvino Diniz, no bairro Solar do Madeira, em Contagem, é a mais nova integrante do instituto Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. A jovem bailarina foi selecionada entre mais de 300 candidatos, em audição realizada durante o Festival da Dança de Joinville (SC), no mês de julho de 2019. O evento é citado como o “Maior Festival de Dança do Mundo” no Guinness Book, desde 2005. Lara foi selecionada para uma das oito vagas oferecidas pelo instituto no ano de 2019.

A história de Lara é uma mistura da paixão pela arte e responsabilidade social. Descoberta pelas irmãs Samarino (Natália, Nádia e Débora), bailarinas e proprietárias da Pas de Quatre Centro de Danças, a pequena dançarina frequentava as aulas do Centro Cultural do Bairro das Indústrias, na região do Barreiro, onde iniciava os primeiros passos no jazz. O olhar das professoras logo percebeu o grande futuro que aquela menina tímida poderia ter. As empresárias não deixaram por menos e ofereceram uma bolsa integral para a promissora bailarina, iniciando ali uma trajetória de conquistas.

“Desde que fundamos nossa escola, assumimos o compromisso de manter alunos bolsistas e oferecer a quem tem um sonho, e não pode pagar, a oportunidade de levar este sonho adiante. A Lara foi um ‘achado’ maravilhoso e sabíamos que ela chegaria longe, pela dedicação, concentração e vontade que ela mostrou desde que chegou aqui”, destaca a professora e bailarina Nádia Samarino. “Ela tem um diferencial, um dom que percebemos logo nos primeiros dias. Às vezes ficava observando as aulas dos alunos mais avançados e reproduzindo os movimentos e coreografias do ballet. Isso nos trouxe a certeza de que o clássico era o caminho a seguir, e hoje comemoramos esta conquista com muito orgulho e a alegria de ter aberto as portas e contribuído para o futuro da ‘nossa Lara”, reforça a professora Natália.

Com apenas nove anos de idade Lara já dava sinais de que seguiria o caminho da dança. Através do incentivo da mãe, Eliene Barros, a garota conheceu os primeiros passos do ballet, o que despertou o interesse pela arte.“Eu mostrei a ela uma apresentação de ballet pela televisão. Assistimos juntas e ela se encantou. Pelo olhar da minha filha eu percebi que era uma oportunidade e busquei um local onde ela pudesse iniciar o aprendizado. E logo veio a grande chance. Quando as ‘meninas’ – diz referindo-se às irmãs Samarino – nos ofereceram a bolsa de estudos aqui na escola foi um momento maravilhoso pra ela e pra todos nós. É impossível falar sobre a conquista da minha filha sem mencionar a generosidade destas pessoas, que deram uma chance a ela sem pedir nada em troca. Apenas dedicação, disciplina e vontade de vencer. Acredito que muito maior que uma vaga no Bolshoi, elas deram um futuro para a Lara, e eu só posso agradecer e dizer que onde quer que a Lara esteja, ou vá, sempre levaremos estas pessoas maravilhosas conosco”, agradeceu emocionada a mãe.

“Nasce uma estrela”

Olhar tímido, voz baixa, mas um grande talento guardado no corpo esguio e perfeitamente adequado para uma bailarina. A nova integrante da Escola Bolshoi no Brasil é uma garota comum, com um sorriso de criança e atitudes de uma verdadeira bailarina clássica. Após o ensaio do dia, Lara veio conversar conosco e mostrou um pouco da qualidade técnica e artística que a levaram a vitória no processo de audição do Bolshoi.

Passos suaves aliados à força e precisão dos movimentos confirmam o dom para a dança. A criança se transforma ao realizar as coreografias, saltos e mostra o profissionalismo e a disciplina inerentes à prática do ballet clássico, exigidos pela escola russa. Timidamente, Lara falou sobre a seleção e o que espera encontrar nesta nova etapa da vida.

“Eu cheguei lá e haviam milhares de outras meninas. A gente fica nervosa, com medo de errar, mas as professoras conversam muito com a gente e nos prepararam para qualquer resultado. Achei que não passaria nem no primeiro teste, mas fui passando, passando e ganhei uma das vagas. Agora vou me dedicar muito mais e fazer de tudo para ser ainda melhor. Farei isso por mim, pela minha família, e principalmente pelas minhas professoras. Elas me deram uma chance e eu serei sempre grata a tudo que fizeram por mim nestes dois anos e meio. A melhor forma de agradecer a elas é fazer meu melhor e conquistar cada etapa com sabedoria, respeito, disciplina e tudo aquilo que elas me ensinaram. Estou muito feliz e desejo que outras pessoas realizem seus sonhos. Acreditem que é possível, pois existem pessoas boas, anjos que aparecem em nossas vidas para nos fazer voar”, agradece a jovem artista.

A Pas de Quatre Centro de Danças funciona em Contagem há 4 anos, à rua Manoel Teixeira Camargos, 49A, no Bairro da Glória (JK). A equipe conta com professoras formadas pela Royal Academy of Dance, em diversos ritmos, do Jazz ao Ballet Clássico, Dança Contemporânea e Especialistas na Metodologia Vaganova (Ballet Russo). O Centro de Danças promove no mês de dezembro, a apresentação do espetáculo La Bayadère, no Cine Brasil Vallourec. O evento marcará a despedida da jovem Lara Vitória, que embarca para Joinville no início de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *