A atuação conjunta entre as forças de segurança contribui para diminuir a criminalidade

Foto Ricardo Lima

Maria Ramos, 78 anos, moradora do Parque São João, passou, na segunda-feira à tarde, pela Praça da Glória, quando saiu de mais uma reunião na Paróquia Nossa Senhora da Glória, que fica localizada bem rente à praça. Ela se sente segura em transitar por ali e também no bairro onde reside, o Parque São João, na regional Eldorado. “Senti uma melhora na segurança, porque estava um negócio de roubo nas lojas. Nós temos um bar que já foi arrombado duas vezes, e agora isso não acontece mais”.

A opinião de Maria Ramos é a mesma de Ana Lúcia Fernandes, 60 anos, que mora e trabalha na Praça da Glória há cerca de quatro anos. Para ela, a segurança no local melhorou. “Na padaria onde trabalho, há mais de dois anos não vejo nenhum roubo, e também não vejo nem menino correndo com celular pela praça. Tem os guardas, que passam muito por aqui, e tem uma base de segurança. Eu acho que a segurança melhorou, sim”, diz.
A sensação de melhoria na segurança percebida por Maria Ramos e Ana Lúcia Fernandes é confirmada por estatísticas e números, como os dados divulgados pelo Portal Minas em Números, do governo de Minas, que foram analisados e trabalhados pelo Observatório Socioeconômico de Contagem. O Observatório é um centro de conhecimento e difusão de informações socioeconômicas do município viabilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Contagem (Sede-con).
De janeiro a setembro dos anos de 2017, 2018 e 2019, a cidade de Contagem registrou queda de 49% nas ocorrências de roubos, 48% nos crimes violentos, 11% nos furtos de carros e 32% nos registros de homicídios. A taxa é obtida pela razão entre o número de crimes violentos registrados e o tamanho da população. Crimes violentos abrangem: homicídio (tentado e consumado), estupro (tentado e consumado), extorsão diante de sequestro consumado, sequestro e cárcere privado consumado, roubo consumado e estupro de vulnerável (tentado e consumado). Não é contabilizado o número de vítimas, e sim de ocorrências, que podem ou não ser registradas pela população.
O comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Tenente-Coronel Maurício José de Oliveira, salienta que a expressiva redução dos índices de criminalidade em todo o estado de Minas Gerais, bem como na cidade de Contagem, é resultado do profícuo trabalho desenvolvido pela PMMG, que não tem medido esforços para cumprir com todas as metas estipuladas pelo governo do estado. “Em Contagem, após a instalação das Bases de Segurança Comunitária (BSC) da PMMG, em pontos estratégicos da cidade baseados na análise da estatística criminal, pontuamos os resultados preventivos conquistados, em especial em relação aos crimes contra o patrimônio. Na área norte de Contagem, cuja responsabilidade pelo policiamento compete ao 18° BPM, no ano de 2019, destacamos a redução de 33% dos crimes violentos e 31% dos homicídios (comparado com o mesmo período do ano anterior) e a prisão de, aproximadamente, 500 pessoas”, ressalta o comandante da PMMG.
O secretário Municipal de Defesa Social, Décio Camargos, ressalta que não era registrada queda tão acentuada dos índices de criminalidade em Contagem há mais de dez anos. “A atuação conjunta entre as forças de segurança fez com que esses índices melhorassem”, afirmou, acrescentando que “a Guarda Civil de Contagem (GCC) é uma referência nacional, uma instituição séria que não para de crescer e que contribuiu muito para a diminuição da criminalidade da cidade, no trabalho conjunto com os outros órgãos de segurança pública, como a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG)”, ressalta o secretário de Defesa Social.
Segundo a economista Alessandra Angelini, do Observatório Socioeconômico de Contagem, a melhora na segurança pública também causa efeito positivo na economia. “A falta de segurança afasta investimentos, afugenta os consumidores e aumenta as despesas improdutivas na economia. Portanto, todos ganham com a cidade mais segura”, ressalta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *