Governador Romeu Zema visita novo hospital de campanha de Contagem

Foto Gil Leonardi Imprensa MG

O prefeito Alex de Freitas recebeu em Contagem, na quarta-feira, dia 8, o governador Romeu Zema, que conheceu a estrutura do Hospital de Campanha montado pela Prefeitura no Hospital Santa Helena para atendimento de casos da Covid-19. A tradicional instituição privada de saúde vai servir de retaguarda no amparo a pacientes no período de pandemia do Coronavírus.

Também estavam presentes o presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel) e prefeito de Nova Lima, Vitor Penido; o secretário de Estado de Saúde, Carlos Amaral; o secretário de Saúde de Contagem, Cleber Faria; e outras autoridades.

A comitiva percorreu os três andares do hospital. O governador elogiou o modelo implantado em Contagem. O Município usou toda a estrutura do Hospital Santa Helena, que havia fechado as portas recentemente por causa de uma crise financeira, para montar um Hospital de Campanha em tempo recorde.

“Com os 107 leitos da unidade, Contagem passa a contar com 231 leitos exclusivos para pacientes em tratamento do Coronavírus. Como planejavámos erguer um hospital no modelo que foi feito pelo Estado no Expominas, preferimos utilizar o espaço que já é planejado para ganharmos tempo”, destacou o secretário de Saúde de Contagem, Cleber Faria.

A visita durou cerca de uma hora. Além do amparo assistencial aos pacientes, as autoridades conversaram sobre as medidas de isolamento social. Para Zema, o isolamento é fator preponderante para que não haja tantas contaminações nas ruas. Na noite de terça-feira, dia 7, Alex de Freitas apertou ainda mais o cerco em relação às formas de prevenção ao assinar o Decreto 1.568, estabelecendo, novas regras, para funcionamento de bancos e casas lotéricas, entre outras. (ver detalhes na Página 3 desta edição).

“Observando tudo que aconteceu nos últimos dias, houve a necessidade de alterarmos o Decreto para preservar o isolamento social. A gente ainda precisa permanecer firme nesse isolamento para sairmos desse quadro com segurança. A gente tem recomendado aos comerciantes com condições de fazerem o serviço de drive thru, que utilizem esse sistema. Salões e barbearias, por exemplo, devem utilizar protocolos de segurança, sem aglomerações e por meio de agendamento. Com essas medidas, a gente pretende manter a atividade comercial movimentando a economia, mas que também seja preservada nossa prioridade, que são a segurança e as vidas”, destacou o prefeito Alex de Freitas.

Romeu Zema elogia estrutura da nova unidade hospitalar

Durante a visita, o governador conheceu a enfermaria, os apartamentos e a ala onde serão realizados os atendimentos semi-intensivos. A unidade faz parte do chamamento público que o Estado fez para financiamentos de leitos de Centro de Terapia Intensiva (CTI). “Tenho vistoriado vários hospitais com disponibilidade de leitos. O que estamos fazendo é colocar esses leitos em operação, uma vez que já contamos com uma estrutura toda pronta com mobiliário, gases necessários para o tratamento e os equipamentos”, ressaltou o governador.

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, enfatizou que Minas Gerais tem uma capacidade instalada de 5,7 mil leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) prontos para operar. “Vamos primeiro estruturar este universo. Nos hospitais que já têm CTI, vamos aumentar o número de leitos de CTI. Aqueles que não têm vamos ocupá-los por inteiro”, explicou.

Com a adaptação do Hospital Santa Helena, somados aos 124 leitos do Hospital Municipal de Contagem, a cidade terá 231 leitos para  atender os casos graves do coronavírus. O município também já adquiriu respiradores mecânicos e se prepara para alugar mais equipamentos.

Sinergia

O governador participou de uma reunião no próprio hospital, que contou com as presenças das autoridades presentes. O objetivo foi detalhar como os municípios estão se organizando para enfrentar o atual cenário de pandemia com intuito de aumentar a sinergia e alcançar os melhores resultados. De acordo com o secretário de Saúde, o isolamento pode permitir que o pico da Covid-19 seja menor. “Estamos começando a ter essa sinalização. Isso é algo positivo porque não traria colapso à capacidade assistencial”, alertou.

Tanto o prefeito de Contagem quanto os representes das prefeituras de Betim e Nova Lima agradeceram a oportunidade de estarem juntos debatendo as medidas e conhecendo as melhores práticas adotadas e recomendadas para enfrentar a pandemia. A iniciativa de financiamento de leitos de CTI foi outra medida elogiada.

“Desde o início dessa crise nós estamos seguindo as orientações do Governo de Minas. Tivemos algumas iniciativas próprias, mas sempre com o olhar voltado para as normativas do Estado para a Região Metropolitana”, enfatizou Alex de Freitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *