Campanha de Vacinação (sarampo e influenza) é estendida até o final do mês

As pessoas devem comparecer aos locais de vacinação munidos do cartão de vacinação e de um documento de identidade

A campanha de vacinação contra o sarampo para pessoas com idade entre 20 e 49 anos, que se iniciou em maio deste ano, prosseguirá até o dia 30 de junho. As pessoas devem comparecer ao locais de vacinação munidos do cartão de vacinação e documento de identidade. As salas  funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

A procura pela vacina está abaixo do esperado até o momento, com apenas 3,17% de pessoas pertencentes a esse grupo imunizadas. A vacinação está sendo feita de forma abrangente, ou seja, todas as pessoas dentro da faixa etária estabelecida serão imunizadas, mesmo as que já estão com o esquema vacinal completo.

Vacinação contra Influenza

Também com baixo índice de vacinação de alguns grupos prioritários, o Ministério da Saúde prorrogou prazo da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que iria se encerrar no dia 5 de junho. A Campanha prossegue até o dia 30 deste mês, para todos os grupos prioritários que ainda não tomaram a vacina.

A busca da vacina pelo público-alvo que faz parte da terceira fase da campanha foi baixa. Essa fase tinha como alvo pessoas com deficiência ou com doenças crônicas, gestantes, puérperas (até 45 dias), além de professores das escolas públicas e privadas, adultos de 55 a 59 anos de idade e crianças de seis meses a menores de seis anos.

A Secretaria de Saúde de Contagem informa que, que durante este período todas as pessoas que pertencem aos outros grupos prioritários e não se vacinaram, podem procurar os postos de vacinação.

 

Até o momento foram vacinadas 44,67% de crianças, 40,84% de gestantes, 40,16% puérperas (até 45 dias), e 39,57% de adultos de 55 a 59 anos de idade. Os idosos e trabalhadores da saúde atingiram os 100%, mas caso algum idoso ou trabalhador não tenha se vacinado pode procurar uma UBS.

Crianças de seis meses até oito anos que nunca tomaram a vacina é necessário tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. Até o dia 29 de maio foram aplicadas 159,112 doses, totalizando 77,67% de pessoas vacinadas.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Contagem recomenda aos moradores ligar para as unidades de saúde antes de irem ao locais. Clique aqui e veja os contatos telefônicos das unidades de saúde.

 

 Grupos prioritários:

  • Idosos (60 anos e mais) – Trabalhadores da Saúde
  • Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento
  • Funcionários do sistema prisional
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socieducativas. População privada de liberdade
  • Caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuário
  • Crianças de 6 meses à menores de 6 anos de idade
  • Gestantes e puérperas
  • Adultos de 55 a 59 anos
  • Professores das escolas públicas e privadas
  • Pessoas com Deficiência
  • Povos indígenas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *