Prefeitura estabelece parâmetros para o retorno da coleta seletiva em Contagem

Foi apresentado aos representantes das associações de catadores de material reciclável os protocolos de segurança e o plano de retomada das atividades de coleta seletiva no Município.

Com intuito de apresentar o plano de retomada das atividades de coleta seletiva no Município, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), realizou encontro, na semana passada, com representantes da Associação Rede Solidária de Contagem (COOPERCATA) e da Associação de Catadores Autônomos de Materiais Recicláveis de Contagem (ASMAC).

A reunião ocorreu no Galpão de Triagem do Bairro Perobas e seguiu as normas sanitárias e medidas de segurança à saúde pública, respeitando as regras de distanciamento social em razão da pandemia da Covid-19. Foi apresentado aos catadores os protocolos de segurança e o plano de retomada das atividades de coleta seletiva no Município, contidas na Portaria SEMAD nº 05 de 20 de maio de 2020.

Com isso, o serviço de coleta seletiva voltará a ser executado e contará com todas as regras de segurança sanitária para a proteção dos envolvidos no processo, desde a coleta, transporte, triagem e destinação final.

De acordo com a Superintendência de Planejamento em Resíduos Sólidos (Supres), nos próximos três meses estão previstas a ampliação da Coleta Seletiva em aproximadamente 115 quilômetros de vias da cidade, no Projeto Porta a Porta.

O atendimento contemplará os bairros Balneário Ressaca, Parque Turista, São Gotardo, Parque Recreio, Santa Luzia, Jardim Riacho, Flamengo, Novo Eldorado, Alvorada, Europa e Nacional. “Essas ampliações objetivam a atingir as metas previstas no Plano Municipal de Coleta Seletiva”, disse o Superintendente de Planejamento em Resíduos Sólidos da SEMAD, João Batista de Lima Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *