
Em visita ao município para a inauguração da avenida Newton Cardoso, o presidente Lula anunciou novos investimentos em Contagem e valorizou o planejamento da atual gestão municipal
O protagonismo de Contagem no cenário nacional é uma realidade. Na manhã do dia 29 de agosto, o município recebeu a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para a cerimônia de inauguração do novo trecho da avenida Prefeito Newton Cardoso (antiga Maracanã). Na ocasião, o governo federal também anunciou a ampliação do metrô de Contagem, que contará com duas novas estações, além de anunciar a nova etapa do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC Mobilidade).
Avenida Prefeito Newton Cardoso
O primeiro trecho da avenida Prefeito Newton Cardoso, com extensão de 2 km, abrange a área entre a Rodovia LMG 808, bairro Granja Vista Alegre, rua Dois e bairro Quintas Coloniais. Considerada a maior obra de saneamento e mobilidade urbana da história Contagem e região, o projeto contempla a implantação de macrodrenagem e a melhoria da mobilidade.
São cerca de R$ 300 milhões em investimentos, por meio dos programas federais “Saneamento para Todos” e “Avançar Cidades”, contrapartida da Prefeitura e verbas do Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública). Considerando todas as obras nas proximidades, o valor total pode ultrapassar o valor de R$ 500 milhões.
Os serviços executados incluem obras de esgotamento sanitário, macrodrenagem, pontes de travessias (veículos e pedestres), rotatórias e integração com as vias de acesso, pavimentação com durabilidade prevista superior a 8 anos, recuperação ambiental e urbanística.
Quando concluída, no primeiro semestre de 2026, a extensão total da avenida será de 4,5 km. A expectativa do município é que a obra absorva, em média 70% do tráfego do Centro Histórico de Contagem, reduzindo engarrafamentos, garantindo mais fluidez e melhorias significativas na mobilidade. Além disso, ao conectar a região de Nova Contagem com a Cidade Industrial, sem a passar pelo centro histórico, beneficia a integração do corredor Norte-Sul, do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM).
“A obra vai transformar a mobilidade da nossa cidade, integrando vias, construindo pontes, viadutos, ciclovias e melhorando a urbanização. Além disso, é fundamental para dar mais segurança à população, principalmente no período chuvoso, com a prevenção de enchentes que há anos afetam a região. Esse projeto é um avanço que vai impactar a vida de milhares de pessoas. Agradeço ao presidente Lula que têm caminhado junto com Contagem para transformar nossa cidade em um lugar cada vez melhor para se viver”, ressaltou a prefeita de Contagem, Marília Campos, .
Parceria com o governo federal
A boa relação entre os governos federal e municipal é muito benéfica para Contagem. Além da avenida Prefeito Newton Cardoso e das futuras duas novas estações do metrô em Contagem, a presidência da República também é parceria do município em diversas outras iniciativas como a construção das duas unidades do CEU das Artes (Nova Contagem e Ressaca) e da modernização do Hospital Santa Rita, que se prepara para receber cirurgias cardíacas de maior complexidade. Segundo o presidente Lula, essas parcerias só são possíveis devido à excelência do planejamento apresentado pela gestão municipal.
“Eu gostaria de dar os parabéns à companheira Marília. Tem uma coisa que eu aprendi na presidência da República que o que faz o dinheiro não é o discurso, o que faz a obra não é o discurso. Não adianta a pessoa dizer que precisa de um viaduto ou uma avenida, se ela não tiver um projeto não vai sair viaduto e nem avenida. Quando você apresenta um projeto que tem começo, meio e fim, é um projeto que passa a ter mais viabilidade. Eu digo sempre que com um projeto o dinheiro aparece. E a Marília tem a capacidade de apresentar proposta e transformar em realidade o que era um simples projeto”, afirmou o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
Também participaram do evento os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Rui Costa (Casa Civil), Jader Filho (Cidades) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania), o senador Rodrigo Pacheco, o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, o vice-prefeito de Contagem, Ricardo Faria, e representantes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e do Congresso Nacional.