Prefeitura conclui restauração e entrega Casa de Cultura aos contagenses

Fotos Divulgação

A reinauguração do  Museu Nair Mendes Moreira será na quarta-feira, dia  23,  de forma virtual

Após mais de quatro anos interditado e fechado à visitação, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Semobs) e da Secretaria de Cultura, entrega à população o Museu Nair Mendes Moreira totalmente restaurado. O equipamento público será reinaugurado no próximo dia 23 de junho, por meio de reunião virtual, quando será exibido um vídeo para mostrar a estrutura e a importância histórica da edificação.

Durante a live, será exibido um vídeo produzido para mostrar como ficou o monumento histórico e a importância da edificação que ficou mais de quatro anos interditada e fechada a visitação.

O museu teve a estrutura totalmente recuperada e recebeu várias melhorias. As novidades são a construção de um espaços de convivência e de rampas que dão acessibilidade, principalmente para os deficientes físicos.

Foram investidos na obra R$ 1,3 milhão financiados pelo Fundo Municipal do Patrimônio Cultural – Fumpac. As intervenções duraram cerca de nove meses e seguiram todas as orientações do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

Mesmo com a reinauguração, o Museu Nair Mendes Moreira permanecerá fechado a visitação por causa das restrições impostas pela pandemia da Covid-19. A Secretaria Municipal de Cultura espera poder reabrir o museu em breve, assim que as condições sanitárias sejam favoráveis para receber o público.

História

A antiga “Casa do Registro”, construída no século XVIII, por volta de 1716, deu origem a “Contagem das Abóboras”, o primeiro nome dado à região por onde passavam todas as riquezas da Coroa Portuguesa. Na época, a casa servia como posto fiscal de arrecadação para controlar a entrada e saída de ouro e outras mercadorias.

Restaurada em 1991, a edificação abrigou a Casa de Cultura que foi tombada pelo Decreto 10.060, de 14 de dezembro de 1998. Em 2007, o Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), reconheceu a importância histórica da casa e a transformou no Museu Nair Mendes Moreira, o primeiro museu de Contagem.

O Museu leva o nome da educadora Nair Mendes Moreira que viveu entre os anos de 1914 – 1981, uma célebre moradora de Contagem que realizou vários serviços nas áreas educacionais, sociais e religiosas. Ela deixou um grande legado na área da educação, com destaque para a obra “Histórias e Lições”, de 1973, onde ela aborda a “sua” Contagem.

A edificação chegou a abrigar o Departamento de História, Memória e Patrimônio Cultural do Município com significativo acervo documental sobre a história da cidade. Depois de ser fechada a visitação por falta de segurança, o Museu foi invadido por pessoas em situação de rua, depredado e sofreu com um princípio de incêndio enquanto aguardava a restauração. O fato culminou na interdição total do Museu Nair Mendes Moreira.

 

Serviço:

Reinauguração do Museu Nair Mendes Moreira

Quarta-feira, 23 de junho

Local: Plataforma Zooon

Endereço do museu: Praça Vereador Josias Belém, 01 – Sede, em Contagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *