Coluna Educação – 20.04.2025 – Bilinguismo na infância: quais os impactos no desenvolvimento?

Luzedna Glece(*)

Bilinguismo na infância: quais os impactos no desenvolvimento?

Por Ana Cristina Zanette

Graduada em Letras e especialista em Língua Inglesa. Atua como educadora há quase 40 anos e assina o livro infantojuvenil O adoráaaavel José Carlos

A introdução precoce de crianças a idiomas estrangeiros, como o inglês, tem sido amplamente estudada, revelando benefícios cognitivos e sociais significativos. Pesquisas ao longo dos últimos anos demonstraram que aprender uma segunda língua na infância pode aperfeiçoar habilidades de resolução de problemas, criatividade e flexibilidade mental. Além disso, crianças bilíngues desenvolvem maior sensibilidade cultural e competências comunicativas aprimoradas.

Para que essa aprendizagem seja efetiva, a participação dos pais é essencial no intuito de integrar o novo idioma ao cotidiano da criança de maneira lúdica e natural. Atividades que envolvem músicas, jogos, histórias e filmes em inglês ou outras línguas podem tornar o aprendizado mais envolvente e prazeroso. Por exemplo, cantar canções infantis ou assistir a desenhos animados no idioma alvo são formas eficazes de introduzir novas palavras e expressões.

A afetividade também desempenha um papel importante na aprendizagem de línguas. Um ambiente acolhedor e encorajador, onde a criança se sinta à vontade para experimentar e errar, facilita a internalização do novo idioma. Bem como a consistência e a frequência do convívio com o segundo idioma são determinantes para o progresso da aprendizagem.

Enfim, os pais têm um papel central na introdução de idiomas estrangeiros na vida de seus filhos. Existe lugar mais aconchegante e acolhedor para novos aprendizados a não ser o lar da criança? Pois, ao incorporarem o inglês ou outras línguas de forma divertida e cotidiana, criam-se oportunidades para que as crianças desenvolvam competências linguísticas e culturais desde cedo. Essa abordagem não apenas enriquece o vocabulário dos pequenos, mas também amplia sua visão de mundo, preparando-os para serem reais cidadãos globais.

Sobre a Colunista

(*)Luzedna Glece é diretora proprietária do Colégio Avançar/CEIAV- CEIAV; Vice-presidente Câmara da Educação Infantil ACIC. Uma das fundadoras do Unidas Transformando Você. Colunista da Educação do Jornal O Folha. Formação: graduada em Pedagogia com licenciatura em Orientação, Supervisão, Séries Iniciais e Administração Escolar; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Licenciatura em Magistério e Graduação em Neurociência; palestrante de temas voltados às áreas de Educação, Motivação, Relacionamentos Interpessoal e Intrapessoal; estudiosa com trabalhos reconhecidos sobre o tema Bullying; experiências profissionais: professora das séries iniciais e do curso de pedagogia, coordenadora, orientadora, diretora de redes particulares de ensino, supervisora, orientadora diretora regional do Sistema FIEMG.

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