Por Luzedna Glece(*)
Projeto Reportagem incentiva alunos à leitura crítica no Colégio Avançar
O Colégio Avançar está promovendo uma iniciativa inovadora para desenvolver o senso crítico e o interesse pela leitura entre os alunos do 5º ano. O Projeto Reportagem, idealizado pela diretora Luzedna Glece e pela coordenadora pedagógica Natália Fortunato, é colocado em prática pela professora Iara do Prado com as turmas do período da manhã e da tarde.
Professora, mãe, esposa e mulher exemplar, Iara está presente no Colégio Avançar desde a sua fundação. Ao longo dos anos, conquistou o respeito e a admiração de toda a comunidade escolar pelo seu trabalho incansável e apaixonado. Sua dedicação diária inspira alunos, colegas e toda a equipe, sendo motivo de imenso orgulho para a direção e coordenação.
No projeto, os estudantes mergulham no universo do jornalismo, conhecendo as partes de um jornal impresso e entendendo sua importância na sociedade. A cada semana, trazem uma nova reportagem para a sala de aula, promovendo a leitura crítica, o debate e a formação de opiniões.
Entre os temas trabalhados, surgiram discussões sobre produtos que poderiam causar alergias e campanhas de vacinação, levando os alunos a refletirem sobre cuidados com a saúde e consumo consciente.
O Projeto Reportagem tem despertado nos alunos o gosto pela leitura e fortalecido a capacidade de análise crítica, contribuindo para a formação de cidadãos mais atentos, questionadores e conscientes. Este sucesso reforça a importância de profissionais como a professora Iara na construção de uma educação transformadora.
Desta forma, o projeto tem papel fundamental no ambiente escolar. Ao promover atividades que estimulam a leitura crítica, o debate e a construção de opiniões, as escolas cumprem um papel essencial na formação de crianças e jovens mais preparados para os desafios do mundo contemporâneo.
Ressaltamos a importância do jornal físico para a realização de projetos como esse, que visa a busca de informações com o treino da escrita e compreensão correta na descrição dos fatos. Parabenizamos e agradecemos ao jornal O FOLHA, que é a fonte principal desse projeto.
Essas iniciativas desenvolvem habilidades de interpretação, análise, argumentação e comunicação – competências indispensáveis para a vida acadêmica, profissional e para o exercício da cidadania. Ao expor os alunos a diferentes temas e realidades, os projetos ampliam o repertório cultural e social dos estudantes, formando indivíduos mais conscientes, responsáveis e capazes de atuar ativamente na sociedade.
Através de ações como essa, o Colégio Avançar reafirma seu compromisso com uma educação inovadora, que vai além dos conteúdos tradicionais e prepara seus alunos para serem protagonistas de suas próprias histórias.
Sobre a Colunista
(*)Luzedna Glece é diretora proprietária do Colégio Avançar/CEIAV- CEIAV; Vice-presidente Câmara da Educação Infantil ACIC. Uma das fundadoras do Unidas Transformando Você. Colunista da Educação do Jornal O Folha. Formação: graduada em Pedagogia com licenciatura em Orientação, Supervisão, Séries Iniciais e Administração Escolar; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Licenciatura em Magistério e Graduação em Neurociência; palestrante de temas voltados às áreas de Educação, Motivação, Relacionamentos Interpessoal e Intrapessoal; estudiosa com trabalhos reconhecidos sobre o tema Bullying; experiências profissionais: professora das séries iniciais e do curso de pedagogia, coordenadora, orientadora, diretora de redes particulares de ensino, supervisora, orientadora diretora regional do Sistema FIEMG.