Por Luzedna Glece(*)
Como funciona o ensino técnico?
O ensino no curso técnico é muito mais voltado para o mercado de trabalho, o contrário de uma Universidade, onde toda a teoria é posta antes da prática. Além disso, o curso técnico ensina a exercer uma função específica e necessária no mercado da região.
Ele é extremamente focado, e costuma durar um ou dois anos, e o custo é bem mais baixo do que o de uma universidade. Ou seja, ele é, sem dúvidas, o caminho mais curto entre o Ensino Médio e o mercado de trabalho.
É uma ótima opção para todos, principalmente para quem quer ingressar mais rápido no mercado de trabalho. O curso técnico é uma boa ideia também para quem está mudando de área ou reforçando um conhecimento que adquiriu na prática.
Desta forma, fazer um curso técnico traz muitas vantagens. Chegou a hora de escolher a sua profissão para o futuro!
Crescimento dos cursos técnicos
O crescimento dos cursos técnicos é um grande estímulo tanto para o ensino, quanto para o crescimento do mercado de trabalho de trabalho. Todavia, o Ensino Técnico é uma ponte para o Ensino Superior. Iniciar por cursos técnicos transforma o profissional e o torna muito mais capacitado.
As pesquisas mostram que cerca de 80% dos alunos que possuem formação técnica tem conquistado ótimas colocações e melhor reconhecimento no mercado de trabalho. Sendo assim, é através dos cursos técnicos que milhares de jovens estão conseguindo ingressar no mercado de trabalho, com melhores vagas e melhores salários.
Uma formação técnica aumenta em 50% as chances de entrar no mercado de trabalho, e o salário de um profissional técnico pode ser até 30% maior. Mas essas não são as únicas vantagens do curso técnico. Veja abaixo, as 5 principais vantagens de ter um curso técnico no currículo:
Conteúdo prático
O conteúdo estudado em um curso técnico leva a prática da profissão para a sala de aula. O aluno de cursos técnicos da CPET por exemplo, tem conhecimento sobre o cotidiano das tarefas que serão desempenhadas em uma empresa e isso é importante porque ele chega mais preparado no mercado de trabalho.
Mais acessível
Os cursos técnicos são muito mais acessíveis. As mensalidades são mais baratas se comparadas com cursos superior por exemplo. O que é ótimo tanto para o aluno que sai do ensino médio, quanto para o adulto que já está no mercado de trabalho mais quer um diploma para destacar-se.
Além disso, tem uma duração bem menor, entre um ano e dois anos, sem contar com as opções de cursos online, como na CPET. Onde o aluno faz seu próprio horário, podendo concluir em meses o ensino técnico.
Sendo assim, isso não só significa menos despesas como também a possibilidade de entrar no mercado de trabalho de forma mais rápida.
No Brasil existem muitas vagas de trabalho abertas e sem ninguém com qualificação para preenchê-las. Portanto, aposte em cursos técnicos e seja um profissional capacitado, cheio de co-nhecimento e de sucesso!
Por fim, conseguimos aprender que fazer um curso técnico pode ser uma boa maneira de começar a carreira dos seus sonhos, conseguindo um emprego de forma rápida e muito bem selecionado.
O mercado de trabalho busca bons profissionais e você pode estar apto a isso. Busque por ensino qualificado, professores profissionais e atue com maestria na sua profissão.
Sobre a Colunista
(*)Luzedna Glece é diretora proprietária do Colégio Avançar/CEIAV- CEIAV; Vice-presidente Câmara da Educação Infantil ACIC. Uma das fundadoras do Unidas Transformando Você. Colunista da Educação do Jornal O Folha. Formação: graduada em Pedagogia com licenciatura em Orientação, Supervisão, Séries Iniciais e Administração Escolar; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Licenciatura em Magistério e Graduação em Neurociência; palestrante de temas voltados às áreas de Educação, Motivação, Relacionamentos Interpessoal e Intrapessoal; estudiosa com trabalhos reconhecidos sobre o tema Bullying; experiências profissionais: professora das séries iniciais e do curso de pedagogia, coordenadora, orientadora, diretora de redes particulares de ensino, supervisora, orientadora diretora regional do Sistema FIEMG.