Fique atento! Av. João César terá alteração no trânsito para obras de nivelamento

Fotos Divulgação

Adequações começam no próximo sábado, dia 9, e atendem a normas de acessibilidade e contarão com desvios para garantir mobilidade no local durante as obras.

A partir do dia 9 de agosto, a avenida João César de Oliveira passará por obras de correção de nível da pista, em frente ao Complexo Hospitalar (Hospital Municipal e Centro Materno Infantil). As intervenções fazem parte da implementação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) que está entrando em reta final. Os ajustes iniciam pela pista no sentido Sede/Eldorado, com desvios pela rua Haeckel Ben-Hur Salvador e região. Já no sentido Eldorado-Sede, o fluxo da avenida seguirá normal.  A orientação da Transcon é que os motoristas evitem o local.

Os usuários de ônibus também deverão ficar atentos, já que os pontos de ônibus, no sentido Sede-Eldorado, serão realocados nas ruas Haeckel Ben-Hur Salvador e Dr. Alexandre Diniz Mascarenhas. Para quem trafega no sentido Eldorado-Sede, os pontos permanecerão na avenida João César de Oliveira.

A previsão de conclusão da obra é de 120 dias, podendo ser prorrogada no caso de mudança climática que impacte a execução. Os ajustes visam adequar as vias às estações, como forma de atender à legislação e normas nacionais de acessibilidade e inclusão. “Entendemos que todos os cidadãos de Contagem merecem ter acesso a um transporte mais moderno, digno, confortável, eficiente e inclusivo, o que torna o SIM ainda mais necessário. Essas obras estavam previstas já no projeto original e entendemos que este é o momento certo de fazer, pois temos o compromisso de implantar o novo sistema de transporte já no segundo semestre de 2026”, afirmou a prefeita Marília Campos, prefeita de Contagem

As interdições mais importantes vão ser executadas na Estação Complexo Hospitalar, primeira etapa da obra por sua importância e complexidade. As demais serão nas estações Cinco e Fórum, em uma segunda etapa.  “Optamos por trabalhar desta forma para garantir que a população continue tendo acesso livre ao hospital e maternidade, além de possibilitar um controle maior dos impactos na região da avenida João César de Oliveira”, explicou o secretário de Obras de Contagem, Rômulo Perilli.

É importante ressaltar que não há qualquer irregularidade com as estações, que foram feitas de acordo com a legislação e normas vigentes. As intervenções, que já estavam previstas no projeto original, são necessárias para que não haja empecilho para o embarque e desembarque de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, como degraus ou rampas com maior inclinação.

Em todos os casos, a mobilidade na região será garantida, tanto por desvios por vias paralelas, quanto por alteração de sentido na própria avenida João César de Oliveira. Foram feitos diversos estudos para entender a região e traçar os melhores desvios, por vias com capacidade de absorver melhor o tráfego da avenida. “Hoje, contamos com um plano adequado para tratar essas intervenções e garantir a mobilidade, mas é preciso deixar claro que é impossível que desvios consigam dar a mesma fluidez que a própria avenida, por isso já antecipamos que impactos vão ocorrer, mas estamos trabalhando para que sejam minimizados. Por isso, contamos também com a colaboração de todos, inclusive, procurando rotas alternativas, sempre que possível”, ressaltou Rodrigo Tomaz, presidente da Transcon.

Confira no mapa abaixo trecho de desvio nesta primeira etapa das obras:

Nessa primeira etapa das intervenções, o fluxo no sentido Sede será mantido, havendo desvio apenas no sentido Eldorado durante os trabalhos. O trajeto no sentido Eldorado será da seguinte forma:

– Seguir pela avenida João César de Oliveira

– Virar à direita na rua Haeckel Ben-Hur Salvador

– Seguir até a praça Cinco

– Virar à esquerda na av. Alexandre Diniz Mascarenhas

– Seguir até a av. João César de Oliveira, onde poderá virar à direita e seguir seu trajeto.

Haverá alteração também em alguns pontos de ônibus durante as obras, com as seguintes mudanças:

. Pontos desativados:

– Avenida João César de Oliveira s/n, próximo a Isomonte

– Avenida João César de Oliveira, 4.321, próximo ao Assaí Atacadista

. Pontos provisórios:

– Rua Haeckel Ben-Hur Salvador, próximo ao nº 199 – Próximo à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico

– Rua Haeckel Ben-Hur Salvador, próximo ao nº 829

– Av. Alexandre Diniz Mascarenhas, 220, próximo ao posto de gasolina

Tudo estará bem sinalizado e com as indicações visuais para a plena orientação dos motoristas, usuários do transporte público e pedestres durante toda a execução das obras. De toda forma, a orientação para a população é de que busquem rotas alternativas para evitar o trecho, pois podem ocorrer engarrafamentos no local em decorrência dos trabalhos em execução.

“Nós temos consciência dos impactos que essas intervenções vão gerar, mas precisamos deixar claro que elas são essenciais para que o SIM seja implantado. São incômodos temporários, mas necessários para que um novo sistema de transporte público funcione e traga benefícios permanentes para todos”, finalizou, a prefeita Marília Campos.

 

Mais informações no sim.contagem.mg.gov.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *