Sambistas mineiros foram homenageados Assembleia Legislativa de Minas Gerais

A iniciativa faz parte da comemoração do centenário do samba – Fotos: Gilvan Silva

Na noite de ontem, o centenário do samba foi comemorado e o plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) foi tomado pelo ritmo. Na solenidade, vários sambistas mineiros foram homenageados, em destaque o Mestre Conga, que é precursor da velha guarda do samba na capital mineira. A iniciativa foi um pedido da deputada Marília Campos, como uma forma de reconhecer todo o trabalho e luta desses músicos e da história desse ritmo tão brasileiro.

O evento foi repleto pela diversidade cultural, racial e de gênero e foi a voz do Mestre Conga, com seus 90 anos, que ressoou no plenário mineiro. Importante figura para Belo Horizonte, ele relembrou do período em que eles foram reprimidos e falou sobre a resistência que vem junto com os 100 anos do samba.

“Estou muito satisfeito, e posso até dizer honrado. Sempre batalhamos muito pelo samba e essa é uma grande história de resistência nossa em Belo Horizonte. Eu que venho desde 1945 com o samba, agora me sinto valorizado. Não é tudo, mas acho que isso é um começo” afirma o sambista belo-horizontino.

Ele foi o homenageado especial da noite e recebeu uma placa da própria Marília Campos. A parlamentar afirma que fez o pedido para essa homenagem justamente por se identificar com a luta desses músicos e compositores. “A celebração trouxe alegria e energias positivas para esse lugar. Foi muito importante ver os mestres do samba terem o seu reconhecimento depois de tanta história de resistência”, destacou Marília.

Além disso, durante a cerimônia, ela também lembrou da importância da crescente presença das mulheres no samba e da alta qualidade de sua produção. “Elas precisam ocupar o mesmo espaço que os homens e esse trabalho tem que ser reconhecido”, falou a deputada enquanto dava início à solenidade.

Homenageados. Participaram da mesa, além da deputada, o Mestre Conga, o secretário de estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, o deputado estadual Geraldo Pimenta e a presidenta do Sindicato dos Músicos Profissionais de Minas Gerais, Vera Pape. Após a solenidade e entrega das homenagens, vários sambistas se apresentaram no local, invadindo novamente a Casa com a potência do ritmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *