Vereador Zé Antônio solicita alerta nos locais que oferecem a fruta carambola

O vereador Zé Antônio do Hospital Santa Helena (PT), na reunião plenária desta terça-feira, dia 3, apresentou uma indicação ao Poder Executivo que os estabelecimentos que comercializam a fruta carambola, para consumo como fruto ou derivados em suco, doces, compotas, geleias e outros produtos, fixem cartazes em locais de fácil visualização, informando e alertando o risco de consumo da fruta para as pessoas portadoras de problemas renais.

O parlamentar, que vem do setor da saúde, conhece diversos casos de pacientes portadores de complicações renais que sofreram crises e alguns casos de morte, pelo consumo da fruta. Em sua justificativa, o vereador ressalta que a conscientização da população sobre os riscos, determina salvar vidas. “A Carambola é prejudicial à saúde para pessoas portadoras de Deficiência Renal, pois possui uma neurotoxina que impossibilita o bom funcionamento dos rins”, disse o vereador.

Segundo o vereador, estudos comprovaram que o excesso da enzima caramboxina não é filtrada pelos rins, o que pode atingir o cérebro e ocasionar vômito, confusão mental, agitação psicomotora, convulsões e levar até mesmo à morte. “As pessoas com propensão a formação de cálculos renais, como outras doenças renais, devem evitar o consumo da fruta”, ressalta Zé Antônio.

A fruta

A carambola é originária da região tropical da Ásia e chegou ao Brasil no século XIX. É uma fruta que é muito comum na mesa dos brasileiros, porém as pessoas em geral não param para pensar nos benefícios ou até, mesmo, nos perigos existentes.

A carambola é uma fruta exótica com sabor acentuadamente cítrico dependendo da maturação da fruta, mas que pode trazer diversos benefícios para a saúde, por ser rica em diversas vitaminas, como a vitamina A, C e algumas do Complexo B, além de ser muito útil na prevenção de gripes e resfriados, fortalecendo o sistema imunológico. Sem contar que é um ótimo, antioxidante, permitindo que o corpo seja capaz de combater os radicais livres.

Apesar dos benefícios da carambola, ela é uma fruta que deve ser consumida com responsabilidade e sem exageros.  A carambola também possui um lado ruim. Pacientes com problemas renais crônicos não devem ingerir a carambola, isto porque a fruta conta com a caramboxina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *