Grupo A+ passa a atender autistas e familiares em espaço no CSU Eldorado

A Prefeitura de Contagem tem mais uma mais uma boa notícia para a população. Por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, a prefeitura fechou parceria com o Grupo de Apoio ao Autista, Pais e Familiares de Contagem, o Grupo A+.

Desde o início do mês de agosto, o Grupo está com um espaço no Centro Social Urbanos (CSU) Eldorado para atender familiares de autistas e interessados em saber sobre o assunto, sendo toda ação de forma voluntária. “O espaço da nossa sala é uma conquista muito grande para todo o grupo e para todos os autistas, pois, assim, temos uma referência de local, coisa que não tínhamos antes. Hoje podemos receber os pais e interessados na causa, e ter um espaço para que terapeutas, psicopedagogos, entre outros, façam, de forma voluntária, um trabalho com nossos autistas”, disse a vice-presidente do Grupo A+, Deyse Lima, mãe de Hugo Lima, autista com 13 anos.

De acordo com a presidente do Grupo A+, Josy Silva, conselheira e secretaria do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, e mãe do autista Reinaldo Júnior de 12 anos, o Grupo já conta com 150 pessoas cadastradas. Todos os associados têm descontos em redes de atendimento, como clinicas médicas, dentista, academia.

“Temos um grupo no Whats App com 230 pessoas, de famílias de autistas, que direcionamos onde podem fazer o tratamento e dando conselhos. Antes conversávamos somente por telefone ou uma íamos na casa da outra, agora podemos atender aqui no espaço do CSU os pais e trazer os meninos e os deixar à vontade, pois tudo que queremos na vida é isso, que os filhos da gente sejam aceitos nas suas limitações e nas suas diferenças”, disse a presidente.

Diversas mães, integrantes do grupo, destacaram de forma positiva essa conquista. “Além da localização, que é central e de fácil acesso para as pessoas, o espaço em si é muito bom, pois podemos fazer outros tipos de eventos, além da parte das quadras, onde as crianças podem utilizar”, disse Michele Musa, mãe do autista Charles Henrique, 13 anos.

Já Denise Gomes, mãe da Eduarda de 3 anos, destaca que o espaço cedido é de grande importância. “A Associação já é referência para muitas famílias, ajudando, trazendo informações e acolhimento. Ter o espaço físico vai proporcionar encontros, conversas, eventos, levando esclarecimento sobre o autismo, e agora indicamos o espaço para quem acaba de receber o diagnóstico do filho para saber dos seus direitos”, disse.

Para Kenia Henriques, mãe de Isac Roberto, falou do sono realizado. “Estávamos buscando isso há muito tempo, mas agora vai ter atendimentos aos pais, pois antes ligavam e perguntavam onde é a sede, e não tínhamos. Agora podemos conversar no CSU, e posso falar que foi uma grande benção para os pais que estão chegando agora e para nós que já estamos há um bom tempo”, disse.

Para o secretario de Diretos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, o prefeito Alex de Freitas está cumprindo o compromisso no segmento com pessoas autistas, dando visibilidade a essa causa. “Até precisamos dar muitos passos, mas certamente estamos em um caminho que é de construção coletiva. O Grupo A+ é importante para a gestão. Esse espaço vem no sentido de dar dignidade a essa política, dando uma condição de atendimento mais qualificado para que o poder público, através do que é colhido e acolhido aqui, possa continuar atendendo os anseios e construindo políticas que beneficiem aqueles, que no seu cotidiano, vivenciam essa circunstância de ser pessoa com autismo ou de ser familiar de alguém com o transtorno aspecto autista”, disse Lino.

Cadastramento

Para se cadastrar no Grupo A+ ou marcar uma reunião, é necessário entrar em contato com uma das integrantes da diretoria do grupo pelos telefones:

Dayse (31) 3046-5266 / Silvia: (31) 99241-1360 / Josy (31) 98878-4568 / Alice (31) 98346 -9168

O Grupo A+ está localizado no CSU Eldorado – na rua Senegal, 229, Eldorado. Para atendimento, somente com agendamento.

História do Grupo

O grupo foi fundado a partir da união de várias mães que começaram a conversar sobre o assunto nas redes sociais. Em 2009, marcaram um encontro, saindo do virtual para o real. O grupo foi nomeado somente em 2013. Há 5 anos, já como Grupo A+, os integrantes vêm fazendo forte trabalho para melhorar e lutar pelos direitos dos autistas.

O objetivo do grupo é levar informações a respeito do Autismo a toda a sociedade e compartilhar experiências entre famílias afetadas por esta síndrome.

Significado da Sigla:
“A+” de algo positivo e adicional em relação ao Autismo
“A+” no sentido de um suporte adicional
“A+” as famílias
“A+” do verbo Amar: vos amais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *